Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Conheça 3 sucos detox para aliviar o exagero de álcool e comida pós-festas

29 dez 2022 | Lifestyle

Por Redação

Os excessos de fim de ano podem inflamar o corpo e causar retenção de líquido, dores e sensibilidades que se apresentam de maneiras diversas no organismo

O suco vermelho fortalece a imunidade é rico em vitamina C, além de ser diurético (Foto: Imagem de jcomp no Freepik)

Após a ceia e as festas de fim de ano, com excesso de álcool e comida, o organismo pode dar aquela desequilibrada. Em entrevista à Plataforma Márcia Travessoni, a nutricionista clínica e funcional Amanda Barbosa ensina o preparo de 3 sucos detox e outras dicas preciosas para equilibrar o organismo pós-Réveillon.

LEIA MAIS >> Réveillon 2023: confira passo-a-passo para limpar e energizar a casa para a virada do ano 

Réveillon 2023: Seis simpatias para fazer na virada do ano

Segunda ela, os excessos de fim de ano podem inflamar o corpo e causar retenção de líquido, dores e sensibilidades que se apresentam de maneiras diversas no organismo como, por exemplo, dores de cabeça, constipação ou diarreia, dores articulares, entre outros.

Uma boa maneira de reduzir os efeitos dos excessos é investir em um bom consumo de água que ajuda a eliminar as toxinas do organismo, e manter uma alimentação bem natural, sem o consumo de alimentos industrializados.

“Seguindo essa linha, os sucos ‘detox’ são uma boa alternativa que conseguem unir a água junto com frutas, vegetais e folhas, garantindo hidratação e a ingestão de vitaminas e fibras, além de serem deliciosos e refrescantes. Esse combo de vai ajudar no bom funcionamento do intestino, fígado e rins, que são os órgãos responsáveis pela “limpeza” do nosso corpo”, afirma Amanda, que é sócia-proprietária da Clínica Reviva.

Receitas

Os sucos são bem fáceis de fazer: basta colocar todos os ingredientes no liquidificador com um copo de água. Uma sugestão extra é congelar as frutas antes de bater para ter um suco mais refrescante, bater bem e evitar coar para aproveitar bem as fibras dos ingredientes.

Suco verde (Foto: Imagem de wirestock no Freepik)

Suco Verde

Revigorante, rico em vitamina C, rico em fibras, diurético e com propriedades anti-inflamatórias.

  • Ingredientes

½ folha de couve manteiga;
2 rodelas de abacaxi;
Suco de 1 limão espremido;
1 colher de chá de linhaça dourada;
1 pedaço de gengibre.

Suco Vermelho

Fortalece a imunidade, rico em vitamina C e diurético.

  • Ingredientes

1 fatia grande de melancia;
½ beterraba pequena crua;
4 morangos;
Folhas de hortelã à gosto.

Suco Amarelo

Fortalece a imunidade, rico em vitamina C e diurético.

  • Ingredientes

2 rodelas de abacaxi;
1 banda de manga;
Água de coco;
Folhas de hortelã à gosto.
Imunidade, rico em vitamina C e diurético.

Manual de sobrevivência pré-festa

De acordo com a nutricionista, antes das festas é indicado manter uma alimentação saudável, baseada em alimentos e comida de verdade, para garantir uma boa nutrição do corpo e, assim, uma melhor recuperação pós-festas.

Amanda Barbosa é nutricionista clínica e funcional, especialista em obesidade, emagrecimento e esportiva (Foto: Reprodução/Instagram)

“Quanto aos alimentos que dão mais energia, temos os carboidratos, que são os alimentos favoritos do nosso organismo para dar aquela energia. Mas saber escolher os carboidratos corretos é essencial para garantir uma energia de qualidade e saciedade, o que ajuda a evitar os excessos. Carboidratos integrais e tubérculos são uma boa opção: arroz integral, batata doce, inhame, batata inglesa e abóbora, por exemplo. As frutas também são carboidratos de boa qualidade”, orienta.

Além disso, deve ser evitado o excesso na ingestão de alimentos ricos carboidratos refinados e açucarados como doces, refrigerantes, sucos de caixinha e biscoitos.

Quais alimentos são indicados para quem está com ressaca?

Para quem exagerou no álcool, água é o primeiro alimento que ajuda a melhorar a ressaca. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas causa desidratação, e é essa desidratação que ocasiona as dores de cabeça, náuseas e os outros sintomas da ressaca.

“As frutas ricas em carboidratos e água também ajudam na ressaca por elevarem os níveis de glicose no sangue e serem aliadas na hidratação. Alguns exemplos são: melão, abacaxi, morango e melancia. O ovo por conter vitaminas do complexo B e acetilcolina, atua como um potente antioxidante e que atua como protetor celular, auxiliando na recuperação do organismo”, indica Amanda.

Quem está com ressaca deve evitar chás e café, já que eles também possuem ação diurética e aumentam a desidratação. “Então aquele café da manhã pós festas com um pãozinho com ovos e um suco detox para acompanhar, junto com uma boa hidratação, vai te ajudar a melhorar a ressaca de uma maneira mais eficaz e saudável”.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE