O Natal é uma das épocas mais especiais para Martinha Assunção. Ela ama enfeitar a casa e todos os anos renova um pouquinho a decoração, com lembranças de viagem, presépios e objetos afetivos que ganha de presente.

LEIA TAMBÉM >> Concertos natalinos do ‘Ceará Natal de Luz’ começam no dia 21

Neste ano, em especial, a árvore de Natal foi montada por Martinha com a ajuda de duas consultoras. Nela, foram espalhados retratos da família e bolinhas ilustradas com a Sagrada Família, oriundas da Alemanha.

A montagem da árvore, revela a cearense, segue um ritual que faz parte de uma superstição. “Todo ano coloco algo na árvore que dá sorte. Esse ano, eu coloquei uns porta-retratos com a fotografia de cada integrante da família, comigo e meu marido, os filhos, papai e mamãe”, detalha.

Disposta na sala de visitas, a árvore ganhou ainda adereços coloridos, como fitas e laços. “Tento sempre botar um laço bem diferente, uma bolinha temática”, ilustra.

Outros espaços da casa também receberam decoração a caráter, como a mesa de jantar e os armários. Tudo organizado por Martinha, que fez questão de imprimir sua personalidade em cada detalhe.

Na sala, chamam atenção quatro bolinhas vermelhas pintadas com os nomes dos integrantes da família e distribuídas ao lado de um letreiro com a palavra “Amor”. “No ano passado, ganhei essas bolinhas. Eu adorei, foi um presente super criativo da minha amiga Malu Fontenele“, detalha.

Paixão por presépios

Quando o assunto é o que não pode faltar nas comemorações natalinas da família Assunção, Martinha é enfática: os presépios. “Eu gosto muito de presépio. Tenho um cantinho com vários. E são presépios que eu trago de fora e são muito especiais. Sempre exibo eles no Natal”, orgulha-se.

O gosto pelo símbolo católico foi herdado da mãe, Zuleide Menezes, que é uma grande colecionadora. “Ela tem 87 presépios no apartamento dela, vindos todos os lugares do mundo”.