Já fazia cerca de 40 anos que a Itália não sediava um encontro com o porte do World Congress of Dermatology, então a Sociedade Italiana de Dermatologia estava em polvorosa com os preparativos para receber profissionais de todo o mundo, em busca do que há de mais moderno e inovador no segmento. Manoela Crisóstomo, top dermatologista e diretora do Crisóstomo Hair & Skin Institute, ao lado do grande cirurgião plástico Márcio Crisóstomo, sempre em busca de atualizações relevantes para o seu portfólio, viajou até Milão e teve a oportunidade de imergir dentro de cinco dias do mais puro conhecimento. “Esse é um evento exclusivo e só acontece de 4 em 4 anos. Foram experiências onde os principais nomes da dermatologia apresentaram novidades e também o que virá para o futuro, concordando com o tema do congresso: A New ERA for global Dermatology”, revelou.

De fato, a dermatologia mundial vive de boas eras, tamanho os avanços científicos que atualizam frequentemente o trabalho dos experts, colocados em prática em clínicas como a de Manoela e Márcio, em Fortaleza. A Crisóstomo Hair & Skin Institute é pioneira na cidade em tratamentos estéticos, dermatologia, lasers e fisioterapia corporal, além de ser um centro especializado no tratamento da calvície e transplante capilar.

>> VEJA TAMBÉM: CoolSculpting: procedimento inovador que reduz gordura corporal chega a 8 milhões de aplicações no mundo AQUI

NOVOS CAMINHOS ESTÉTICOS

A programação do 24º World Congress of Dermatology, realizado no MiCo – Milano Convention Centre, abordou temas e propôs novas habilidades e direcionamentos para tratamentos já conhecidos. “Com a alta popularização dos procedimentos de preenchimentos, foram apresentadas, por experts no assunto, algumas técnicas inovadoras e dicas especiais para um melhor resultado. Além dos vários assuntos na área estética. Muito se falou de uma queixa que cada vez mais chega ao Consultório: queda de cabelo, calvície feminina e masculina. Quais as tecnologias que conseguem melhorar e as medicações associadas, mostrando que, a cada dia, os resultados são melhores com os protocolos associados”, pontua Manoela.

MiCo – Milano Convention Centre

OS DESTAQUES

1. Atualizações em lasers e outras luzes para tratamento da pele (cicatrizes, tatuagem, rejuvenescimento, melasma e etc) e cabelo (alopecia androgenética, alopecia da senilidade, alopecia areata).
2. Rejuvenescimento facial com toxina botulínica e preenchimento.
3. PRP (plasma rico em plaquetas para tratamento de rejuvenescimento, manchas e calvície.
4. Microagulhamento: indicações e novas substâncias para entrega da medicação (drug delivery).
5. Rosácea: atualizações no tratamento.
6. Câncer de pele: tratamento com tecnologias e medicações associadas.
7. Métodos diagnósticos para visualizar melhor por baixo da pele e também poder acompanhar os resultados dos tratamentos.
8. Vai chegar no Brasil, talvez em 1 ou 2 anos, uma nova tecnologia a laser que vai conseguir tratar acne agindo diretamente na glândula sebácea.
9. Rejuvenescimento facial e tratamento de cicatrizes com toxina botulínica e preenchimento.

NETWORKING

Tão importante quanto os aprendizados vividos nessa imersão, são os momentos de conversas e trocas com profissionais de todo o mundo. “O encerramento do congresso foi com um evento social no Castelo Sforzesco, construído no século XV . Foi uma noite especial em que os organizadores fizeram uma apresentação 3D, na torre do relógio do castelo, em homenagem aos 500 anos de Leonardo Da Vinci, além de um balé de cavalos dançantes e bailarinos voando em balões com suas obras de arte. Momento único, inesquecível. Um evento em que se aprende cientificamente, culturalmente e socialmente”, comenta a dermatologista.

EXPERIÊNCIAS