Segunda-feira (2), falamos no site do Galeria MT sobre o Café 50, a mais nova empreitada gastronômica dos empresários Roberta e Simão Vasconcelos, gestores da rede 50 Sabores. Localizado na Avenida Beira-Mar, número 4050, o café traz um pouco dos aromas do Brasil e do mundo para o litoral cearense com uma proposta sofisticada que prima pela qualidade.

Conheça o Café 50, um modelo inédito de cafeteria premium em Fortaleza

Um dos diferenciais do espaço é a presença de um chef na cozinha. Rafael Sudatti foi o nome escolhido para assinar o menu multicultural do Café 50. Em entrevista, o chef fala sobre o desafio que recebeu e as inspirações para criar receitas irresistíveis.

1. Como aconteceu o convite para assinar o menu do Café 50?

Aconteceu de maneira inusitada. Minha sogra é amiga de longa data da Roberta. Um dia a Roberta ligou para ela, pensando que estava ligando pra outra Emília e acabaram colocando as novidades em dia. Nessa conversa, Roberta perguntou se ela conhecia alguém que pudesse ajudá-la a desenvolver o cardápio do Café. Assim começou nossa caminhada juntos.

2. Você já havia trabalhado em cafés ou apenas em restaurantes? Qual a diferença?

Já havia desenvolvido alguns trabalhos para cafés sim, mais pontuais. A diferença está no que se oferece em um café e em um restaurante.

3. Como foi montar esse cardápio? Quais as inspirações?

Sempre que crio um cardápio, procuro entender bem o briefing do cliente, o que ele pretende pra casa que está montando, afinal o cardápio tem que ter o DNA da marca. Para o Café 50, a Roberta já sabia bem o que queria, se inspirou muito no que mais gosta de fazer, [que é] viajar com a família e conhecer novos lugares. Da minha parte, trouxe uma pegada regional para as receitas, buscando valorizar o que é nosso.

Os deliciosos ovos benedict Fotos: Marília Camelo

4. Além de café, o que mais o cliente vai poder saborear no Café 50?

Temos um cardápio bem variado, que se inicia com um farto café da manhã e depois passeia entre sanduíches, tartines, quiches e doces.

5. De onde vem os ingredientes que você utiliza na cozinha do Café 50? A Roberta explicou que a cozinha daqui é multicultural, que ela fez questão que tivesse um pouco do Brasil e do mundo…

Muitos vêm da nossa terra, principalmente a parte de hortifruti e frutos do mar, goma, carne de sol, ovos caipira… Com o que temos aqui buscamos reproduzir essa cozinha mundial.

6. Olhando o menu, qual a indicação de prato (ou mais de um prato) do chef para quem vai visitar pela primeira vez o Café 50?

É difícil escolher um. Mas um dos pratos foi o primeiro pedido da Roberta, pois ela nos contou que sua filha Raíssa prepara com perfeição e eles gostam muito de comer em suas viagens, os ovos benedict.