Mostrar ao público o que já viu antes de uma maneira diferente. É o que nos conta o produtor colombiano Alexander González, acerca do propósito do espetáculo apresentado pela companhia russa Moscow Ballet Company On Ice, dias 8 e 9, no Teatro RioMar Fortaleza. Com direção artística de Olha Halayko, a montagem é dividida em dois atos e apresenta um verdadeiro espetáculo de dança em um palco de 120 metros, encenado por 14 dançarinos que, em meio a piruetas e movimentos precisos, contam a história dos clássicos de Cinderela e O Lago dos Cisnes.

“O Lago dos Cisnes foi criado no século 18 por Marius Petipa. Uma coreografia executada do mesmo jeito, só com pequenas adaptações para o dia de hoje”, revela González sobre a dança clássica que é executada na companhia há 25 anos. De acordo com ele, até mesmo os vestidos e a cenografia do show são pensados tendo como referência a montagem original das histórias. “Só há pequenas adaptações no figurino para que o movimento se permita ser mais ágil”, aponta.

Inclusive, o figurino, assinado por Ana Kondratova, é de uma beleza espetacular. No palco, os “tutus” são reimaginados e ganham aplicação de pedrarias e flores. Já os adornos masculinos lembram o dress code da realeza.

Fotos: hyunreen

Uma das maiores dificuldades em trazer o show de patinação para o Nordeste foi o clima. “Converter o palco do teatro em uma pista de gelo a 15 graus centígrados negativos em um lugar onde estamos a 30, 35º graus é um desafio muito grande, mas o maquinário e as equipes que temos são bastante profissionais e esperamos superar essas dificuldades para mostrar um espetáculo belíssimo para o público”, revela González.

Mas por que contar a história de clássicos?
“Escolhemos O Lago de Cisnes e Cinderela porque são títulos muito conhecidos pelo público, são títulos que o público vê muitas vezes no balé, e já foram vistos em muitas interpretações, porém nunca visto sobre o gelo”, conta o produtor colombiano.

Formado por mais de 100 bailarinos e com apresentações em mais de 80 países, a Moscow Ballet Company On Ice já apresentou mais de 5.000 vezes a montagem que será apreciada pelo público cearense neste fim de semana. Clássicos como A Bela e a Fera, Quebra-Nozes, Giselle, Romeu e Julieta já foram encenados pelo grupo.

No Brasil, o espetáculo viajou por cidades como Curitiba, Brasília, Goiânia e Recife. Após passar pela capital cearense, a companhia russa leva o show para Nicarágua e Colômbia.

SERVIÇO
Moscow Ballet Company On Ice se apresenta no Teatro RioMar
Dias 8 e 9 de novembro, às 21h
Teatro RioMar Fortaleza (Rua Des. Lauro Nogueira, 1500, Papicu)
Mais informações pelo telefone (85) 3066.2000