A onda retrô veio para ficar. É o que aposta Cláudia Alexandre, head da Estofaria Ambientação & Design, para 2020. Muito desse mood pode ser agregado aos dias atuais por meio da decoração de interiores, com o uso de elementos-chave do design vintage muito comuns no século XX, como o pé palito e o pé cone.

Em outubro e novembro deste ano, o Site MT conversou no IGTV com profissionais da decoração e design de interiores para falar de tendências no segmento. Agora, trazemos dicas da empresária Cláudia Alexandre, head da Estofaria Ambientação e Design, em uma série especial de três matérias sobre as apostas para 2020 em décor e design: é o #EstofariaporClaudiaAlexandre.

Puff é sempre retrô

LEIA TAMBÉM >> #EstofariaporClaudiaAlexandre: cores que trazem tranquilidade são aposta para ambientes em 2020

“O retrô fez sucesso em 2019 e vai permanecer com mais força em 2020. Vamos ver muita coisa dos anos 1920 até os anos 1970 se mesclando na decoração”, aponta. De acordo com Cláudia, o retrô nos dias atuais é elegante e sofisticado. Ele deixa marca em objetos como poltronas, puffs e sofás de maneira sutil, com a aplicação de componentes sob medida, como é o caso do pé palito.

Menos é mais

Outra tendência sugerida pela empresária é o minimalismo japonês, que vem ganhando cada vez mais adeptos em Fortaleza, e conquista o público pela influência do estilo escandinavo. “A decoração japonesa tem bastante informação e usa muito vermelho, então a tendência agora é utilizar componentes da cultura japonesa, só que em uma mistura minimalista com o escandinavo”.

Exemplo perfeito da união do minimalismo japonês e elementos retrô, em sofá de tom Marsala

Caracterizada pela predominância de cores neutras, simplicidade e linhas retas, a décor nórdica, unida ao DNA nipônico, imprime a sensação de aconchego e leveza nos ambientes. “Fica mais clean e suave”, define Cláudia.

O vermelho ganha nuances mais românticas e tênues. O tom de Marsala é um exemplo perfeito desse minimalismo japonês.

Fotos: Alex Campêlo