Inspire-se para sua ceia natalina com receitas veganas

Por Jacqueline Nóbrega
Inspire-se para sua ceia natalina com receitas veganas

Na contagem regressiva para o Natal, mostramos que é possível, sim, ter opções veganas na ceia natalina

Conversamos com duas nutricionistas e uma nutróloga que dividiram receitas especiais com a gente, para aqueles que estão em busca de quitutes para o Natal, e até mesmo para a virada do ano, mais leves e tão saborosos como as comidas tradicionais desse período.

Vejas as dicas de entrada, prato principal e sobremesa:

Cracker de arroz com homus

Ingredientes:

2 xícaras de grão de bico (300g)
3 dentes de alho
Sumo de 1 limão
1 colher de sobremesa de tahine
1 colher de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: 

Deixe o grão de bico de molho por 12h. Despreze a água e cozinhe com uma nova água até os grãos ficarem macios. Depois, leve ao processador os grãos cozidos e os demais ingredientes, juntamente com 3 colheres de sopa da água do cozimento para ajudar a triturar os grãos. Se sentir necessidade, adicione mais água – devemos obter a consistência de uma pasta homogênea. Coloque em um pote hermético e leve à geladeira. Quando for servir, você pode adicionar um fio de azeite de oliva por cima e salpicar sementes de girassol. Sirva com crackers de arroz ou alguma outra da sua preferência.

Receita da nutricionista Carolina Araripe

Assado de panela vegano

Ingredientes:

120ml de vinho tinto
4 grandes cogumelos portobellos fatiado grosso
1 cebola grande picada
2 dentes de alho amassados
3 colheres de sopa de farinha de arroz 
1 colher de chá de manjericão seco
2 xícaras de caldo de legumes (deixe legumes como alho, cebola, tomate, aipo, cenoura e couve cozinhando em água, temperado com pimenta, sal e ervas frescas por cerca de 1h. Liquidifique e peneire)
4 grandes batatas cortadas em 4
3 cenouras grandes cortadas em rodelas de 1 dedo
Sal e pimenta a gosto
1 colher de sopa de molho shoyu 
4 Ramos de tomilho fresco ou 1 colher de sopa de tomilho seco
4 ramos de alecrim ou 1 colher de sopa de alecrim seco

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno em 220º. Em uma panela grande, aqueça 1/4 xícara de vinho e acrescente o cogumelo fatiado. Mexa sempre até que fiquem um pouco dourados. Retire da panela e deixe descansar. Acrescente o 1/4 xícara de vinho restante, a cebola e o alho e deixe dourar. Retire e deixe descansar. Misture a farinha e as ervas numa tigela. Coloque 1/4 do caldo de legumes nessa tigela para fazer uma pasta e despeje na mesma panela usada para os cogumelos e cebola. Deixe em fogo médio, mexendo sempre, enquanto acrescenta lentamente o restante do caldo de legumes para criar o molho. Quando começar a ferver, desligue o fogo e tempere a gosto. Acrescente batatas, cenoura, sal, pimenta e shoyu. Por fim, acrescente a mistura os cogumelos, cebolas e os ramos frescos. Leve ao forno por 1 hora.

“Uma dica na receita é usar cogumelos secos para decorar e dar um toque extra de sabor. Também pode substituir a parte do caldo de legumes por mais vinho”, disse a nutróloga Tayna Athayde, que assina a receita.

Mousse de chocolate vegano

Ingredientes:

1 xícara de castanha de caju
Meia xícara de óleo de coco
1 colher de sopa de cacau em pó orgânico
6 tâmaras sem caroço 
1 xícara de água 

Modo de preparo: 

Coloque as castanhas de milho na água por 2h, depois adicione ao mixer ou liquidificador e triture. Após triturada, você irá adicionar o óleo de coco e vai batendo, depois o cacau em pó e as tâmaras. Bater até ficar numa consciência bem homogênea. Depois só levar ao congelador por meia hora e estará e pronto pra servir.

Receita da nutricionista Juliana Barros


Veja também