O nome escolhido para seu perfil pessoal no Instagram, @meucostumesaudavel, não esconde que Joana Ramalho é o nome por trás da idealização do festival Costume Saudável, que este ano acontece de 24 a 26 de agosto, no shopping RioMar Fortaleza.

Ao Galeria MT, Joana, que também é a responsável pelos achadinhos de produtos saudáveis dos Mercadinhos São Luiz, relembrou a trajetória do evento que organiza, que começou pequeno, e confessa que não imaginava que ele tomasse a proporção que tem hoje.

Joana Ramalho é a idealizadora do Costume Saudável Fotos: Reprodução/Instagram

“Quando o festival nasceu, eu já tinha um perfil no Instagram, mas não tratava somente de vida saudável, aliás, eu até tratava, só que não era intencional. Até porque eu sempre vivi nesse meio, então eu falava da minha família e um pouco de hábitos saudáveis que eu praticava, como yoga, stand up, etc..  Quando o festival nasceu, ele precisava de um perfil no Instagram e alguém tinha que tomar conta dele. Como só tinha eu, falei ‘tudo bem, eu faço, mas faço com a minha visão para mostrar a pessoa que está por trás do evento’”.

Confira a entrevista completa:

Você imaginava que o Costume Saudável tomasse a proporção que tem hoje?

Em 2013, quando o festival começou, a gente não imaginava que teria o tamanho que ele tem agora. Na verdade, ele não era nem sequer um festival. O primeiro teve cinco dias de duração, mas apenas duas horas por dia, uma coisa mais simples, e era somente para a gente mostrar um tema de cada abordagem. A gente falava somente do corpo, da alimentação e da pele. Depois descobrimos que o festival era algo muito maior, na verdade ele se tornou festival há dois anos atrás. Foi quando tudo mudou e a gente descobriu que o hábito saudável é uma grande celebração. Foi também quando a maioria das pessoas conheceu o evento e gostou da proposta. Acredito que é um evento tão grandioso porque ele é amplo, tem diversas fórmulas e fala com diversos tipos de pessoas.

Quanto tempo antes vocês começam a organização do festival?

A organização do festival começa com um ano de antecedência, até porque assim que acaba o evento a gente faz um pós, se reúne para ver tudo que pode ser melhorado, o que funcionou e o que não funcionou. Depois disso, toda semana a gente fica direto se encontrando, lógico que com mais calma. Faltando dois-três meses para o evento, fica mais pesado.

Como os convidados são definidos?

A gente sempre pergunta pras pessoas que foram pro festival, ou até mesmo nas nossas redes sociais, quais são os temas que elas querem ver ou quais são as pessoas que estão fazendo diferença e inspirando elas, e tentamos juntar os dois e botar dentro da programação do Costume Saudável. Eu não tenho como adiantar as personalidades que estarão esse ano, mas farei isso o mais breve possível.

Você tem algum sonho para o festival Costume Saudável?

A longo prazo, eu quero que o festival se torne mais frequente e, quem sabe, itinerante, Acho que a gente acertou o formato, lógico que todo ano coisas novas vão sendo implementadas, até porque a gente está aqui pra evoluir. Aideia é realmente plantar uma semente na vida da pessoas através do evento, para que elas comecem a mudar de estilo de vida ou simplesmente evoluir esse estilo de vida para algo mais equilibrado entre saúde do corpo,mente, enfim, do todo.

Ainda tem alguma ação que sonha em realizar dentro do evento?

Acho que a principal ação que eu sonho em realizar dentro do Costume Saudável é ampliar o público. Quero que o hábito saudável chegue em todas as idades, desde as crianças até as pessoas mais velhas. O hábito saudável começa na infância  e passa por todos os momentos da vida e ele deve ser assim, de uma maneira leve, inclusive.

Como surgiu a ideia de criar o aplicativo Minha Cidade Saudável?

O app Minha Cidade Saudável nasceu para dar suporte ao festival e aos microempreendedores da cidade. Como eu trabalho no varejo, vejo que está cada vez mais difícil criar grandes indústrias e a gente precisa conectar as pessoas que querem produtos diferenciados a esses pequenos produtores locais. A proposta da ferramenta é fazer com que o elo entre essas empresas e as pessoas sejam os eventos, vendas, para mostrar seu serviço, enfim, é ter tudo num só local, onde existe uma curadoria de produtos saudáveis, e exista o cliente do outro lado querendo descobrir quais são esses produtos e quem são esses profissionais, esses estabelecimentos saudáveis na cidade.

Serviço:

Festival Costume Saudável

Site: costumesaudavel.com.br/pre-inscricao/

Instagram: www.instagram.com/festivalcostumesaudavel/