Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

#TheList | Sociedade Amigas do Livro indica obras marcantes para o Galeria

2 maio 2017 | Lifestyle

Por Lucas Magno

Já foi dito que brasileiro não gosta de ler. Quem disse isso certamente não conhece a Sociedade Amigas do Livro (SAL), que atua em Fortaleza há 56 anos. Com duas das sócias-fundadoras, Suzana Ribeiro (que completa 100 anos em 2017) e Emelvira , ainda em atividade, o grupo é composto por 40 mulheres e é presidido atualmente por Celma Prata. Aproveitando a matéria exclusiva para a 4ª edição da Revista Galeria na seção Cultura, contatamos algumas integrantes da SAL para nos indicar obras literárias especialmente para nossos leitores. Confira!

A noite do Meu Bem, de Ruy Castro

A indicação acertada vem de Marilena Campos, que está lendo a obra no momento. “É um livro superatual, traz a história do Rio de Janeiro desde os tempos mais antigos, falando sobre as boates cariocas, as músicas, locais, escritores da época”. Marilena recebeu o título de sócia da SAL recentemente, durante solenidade no Ideal Clube, um dos lugares mais visitados na lista de reuniões mensais da SAL.

O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo

Para Zuleide Menezes, a obra do escritor gaúcho tem espaço dentre as mais marcantes já lidas. Dividido em três partes, o romance conta um pouco da história de ocupação do Brasil, na visão dos moradores do Rio Grande do Sul, mais especificamente pelas famílias Terra e Cambará. O enredo atravessa gerações e é um diário valioso sobre a formação política e social da região. “Uma saga muito bonita, que emociona, ‘O Tempo e o Vento’ é fantástico. Gosto muito das obras do Eça, Graciliano, Jorge Amado, mas esse livro é especial”, justifica Zuleide.

O Clube do Livro do Fim da Vida, de Will Schwalbe

Denise Montenegro é uma leitora ativa, dividindo sua atenção entre dois livros. Nesta obra específica, um filho descobre que sua mãe está com câncer e que possui pouco tempo de vida. Para passarem mais tempo juntos, compartilham a paixão pela literatura e fundam um clube de leitura para debater sobre as obras. “É muito bonito, muito bacana e ao mesmo tempo não é pesado, não é uma coisa triste, é muito interessante”, indica Denise.

Barão de Camocim, de Lourdinha Leite Barbosa

A obra que está ganhando a atenção de Celma Prata é da autoria de uma das integrantes das Amigas do Livro, Lourdinha Leite Barbosa. “É uma biografia de uma personalidade cearense que foi relançada na Bienal Internacional do Livro do Ceará”, explica Celma. Lourdinha acumula cargos de professora e pesquisadora da UECE, além do reconhecimento como ensaísta. Quando foi anunciada a reforma do Palacete do Barão de Camocim, que sediou a Casa Cor Ceará, a autora se aprofundou na história de Geminiano Maia, tendo como resultado essa obra singular.

#DropsGaleria

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE