Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Fortaleza 298 anos: cinco passeios para além das praias na cidade

13 abr 2024 | Lifestyle

Por Tainã Maciel

Passeio de barco, tapioca e moqueca compõem a lista em celebração ao aniversário da cidade

Há quem olhe para Fortaleza e a enxergue apenas como um ponto de partida para conhecer belezas em outras regiões do litoral cearense. Ao passear pela Beira Mar, boa parte dos turistas deve escutar a oferta de visitar “três praias em um dia”. Aqueles que ficam por aqui – e também os residentes da cidade –, podem se surpreender com a capital do Ceará. Neste sábado (13), dia em que Fortaleza celebra 298 anos, a Plataforma MT reuniu dicas de passeios imperdíveis na cidade.

LEIA MAIS >> SPFW N57: Marina Bitu leva o Cariri cearense para a passarela do evento

‘Motel Destino’: filme do cearense Karim Aïnouz disputa prêmio em Cannes

Passeio de barco no Rio Ceará

No extremo Oeste de Fortaleza, o Rio Ceará marca a divisa com o município de Caucaia. Guardando um rico ecossistema, o curso d’água faz parte de umas das paisagens mais bonitas da cidade. Visitantes podem conhecer mais do local com passeios de barco organizados por moradores e educadores ambientais.

Aniversário de Fortaleza: cinco passeios imperdíveis para fazer na cidade
Passeio de barco no Rio Ceará (Foto: Divulgação)

Durante as manhãs e tardes de sol, os passeios saem do Albertu’s Restaurante, na Barra do Ceará. No da tarde, os visitantes podem apreciar o pôr do sol. Durando cerca de 80 minutos, o passeio pelo rio conta com uma parada para mergulho. Para participar, é necessário agendar com antecedência.

O restaurante Albertu’s, do cearense Alberto de Souza, é o primeiro Museu Orgânico da rede SESC em Fortaleza. Mais que um lugar para apreciar a gastronomia fortalezense, o negócio reúne pessoas, povos e comunidades.

Ponto de partida: Albertu’s Restaurante – Avenida Radialista José Lima Verde, 746 – Barra do Ceará;
Informações: (85) 98753-3940, telefone e WhatsApp;
Para realizar o trajeto de barco é necessário agendar o passeio com antecedência. É possível reservar para um grupo (de no mínimo 10 e no máximo 30 pessoas) ou individualmente. O valor por visitante é de R$ 35. Os passeios podem ser feitos em dois horários: a partir de 9h e a partir de 15h.

Almoço no Ponto da Muqueca

Essa dica vai para quem ama uma moquequinha feita no capricho. Localizado no Morro Santa Terezinha, no Vicente Pinzón, o Ponto da Muqueca – com “u” mesmo – é considerado um clássico gastronômico da região. É onde a clientela saboreia delícias, apreciando uma vista única de Fortaleza.

Ponto da Muqueca (Foto: Reprodução/Instagram)

Além da famosa moqueca de arraia, a casa serve outros pratos que incluem peixe cavala, camarão, carne do sol e calabresa. Aos domingos tem feijoada, para alegria dos clientes. Bolinha, batata frita e macaxeira estão entre as opções de entrada.

Local: Ponto da Muqueca (Rua Pescador Chico Bindá, 223 – Morro Santa Terezinha)
Funcionamento: terça a quinta-feira, de 10h às 14h; sexta-feira e sábado, de 10h às 22h; e domingo, de 10h às 17h. 

Visita ao Museu de Arte Contemporânea do Ceará

Que tal visitar um museu para conhecer o atual movimento artístico cearense? Situado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC) recebe obras de grandes artistas locais, nacionais e internacionais.

Museu de Arte Contemporânea do Ceará (Foto: Divulgação)

Em abril, estão em cartaz exposições como “Trava da peste: linda quanto sol”, discutindo a mutação da espécie humana e temas como mudanças climáticas, espiritualidade e corpo; e “Anas, Simôas e Dragões: Lutas Negras pela Liberdade” com obras de artistas cearenses sobre o apagamento de mulheres negras na história.

Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará (Rua José Avelino, 10 – Centro)
Funcionamento: Visitas de quarta a sexta-feira, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até as 17h30).
Acesso gratuito e livre. 

Assistir filmes no Cineteatro São Luiz

Quem passa por Fortaleza não pode deixar de conhecer o Centro da cidade, seja comendo pastel com caldo de cana ou visitando lugares históricos, como o Cineteatro São Luiz. Inaugurado em 1958, o espaço segue como marco simbólico, afetivo e patrimonial da cidade, guardando parte significativa da trajetória das artes do Ceará.

Cineteatro São Luiz (Foto: Divulgação)

Ficou com vontade de conhecer esse equipamento cultural? Confira a programação no site oficial do Cineateatro São Luiz. Em abril, destaque para a pré-estreia nacional do filme “Férias Trocadas” e da série “Cassimiro e a flor da Dona Flor”.

Local: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro)
Funcionamento da bilheteria: terça a sexta-feira, de 9h30 às 18h; e no sábado, de 9h30 às 17h.
Telefone para contato: (85) 3252.4138

‘Merendar’ no Centro das Tapioqueiras

E para encerrar a lista, nada melhor do que saborear tapiocas quentinhas no Centro das Tapioqueiras. Quem passa pelo início da CE-040, em Messejana, não pode deixar de degustar as iguarias de sabores variados servidas no local.

Centro das Tapioqueiras (Foto: Divulgação)

O espaço, que reúne boxes especializados no preparo da tapioca, fica no caminho para as praias do litoral leste. É ótima pedida para um pit-stop no final do dia. São vários boxes que servem mais de 60 tipos de tapiocas, que podem ser acompanhadas com um café, cajuína ou um suco com frutas tropicais da região.

Local: Centro das Tapioqueiras (Av. Washington Soares, 10425 – Messejana)
Funcionamento: Diariamente, de 6h30 às 23h.

Gostou das dicas? Escute a playlist abaixo feita pela equipe da Plataforma MT com músicas que retratam diferentes ‘Fortalezas’:

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE