Já experimentou sorvete de feijão? Quer saber qual o sorvete mais caro do mundo? No dia em que o Brasil comemora o Dia do Sorvete, o site MT selecionou uma série de curiosidades sobre a sobremesa que vão te deixar de queixo caído. Olha só:

Origem do sorvete

São muitas as versões para a origem desse doce gelado. De acordo com historiadores, o sorvete foi criado há mais de três mil anos, na China. Naquela época, a receita envolvia uma pasta gelada feita com leite de arroz misturado com neve. Bem diferente, né? A fórmula do sorvete, como é consumida no Brasil, porém, veio da Itália.

Foto: Istock

No Brasil

A delícia chegou ao País em 1834, durante a monarquia. As duas primeiras lojas foram inauguradas no centro do Rio de Janeiro, pelo empresário Lourenço Fallas. Nesse período, com a ausência de freezers, foi preciso importar 217 toneladas de gelo de Boston, nos Estados Unidos, para não derreter o produto. Enterrado em buracos e selado com serragem, o gelo durou cinco meses.

O sorvete mais caro do mundo

O restaurante Arnaud, em New Orleans, criou o Strawberry Arnaud, considerado o sorvete mais caro do mundo, custando o valor de US$ 1,4 milhão. Feito com morango e baunilha, o doce ainda leva vinho, chantilly, e hortelã, além de um anel de diamantes de 4,7 quilates. Os clientes são convidados a degustar a sobremesa acompanhados de uma taça de vinho do porto e show exclusivo de uma banda de jazz.

Foto: Reprodução

O sorvete mais saboroso

Localizada na cidade de San Gimignano, na Toscana, a Gelateria di Piazza, popularmente conhecida como Gelateria Dondoli, já venceu quatro vezes a Copa do Mundo do Sorvete (de 2006 a 2009). O espaço produz, em média, 400 quilos de sorvete por dia. São mais de 100 sabores, divididos entre os ingredientes tradicionais e os mais diferentões, como açafrão, framboesa com alecrim e gorgonzola com nozes.

Fotos: Reprodução

Sorvete de feijão

A gastronomia coreana é um espetáculo à parte, recheada de ingredientes inusitados. No mercado de sorvete, não poderia ser diferente. Na Coreia do Sul, é possível encontrar picolé ou sorvete com sabor de feijão e até mesmo tomate. O feijão, em especial, é bastante comum nas refeições diárias da população e geralmente é servido adocicado. Se arriscaria a experimentar?

Foto: Reprodução

Como surgiu a banana split

Uma das combinações mais geniais de sobremesa foi inventada em 1904, nos Estados Unidos. O farmacêutico David Evans Strickler teve a ideia de cortar uma banana ao meio e inserir três bolas de sorvete por cima, e assim surgiu a banana split. Hmmm… deu até vontade de correr na sorveteria mais perto e fazer um pedido!

Foto: Istock

>> LEIA TAMBÉM: Indústria de picolé e sorvetes do CE vai investir R$ 3,5 mi em energia solar, maior investimento do segmento no País