Costanza Pascolato celebra 80 anos de sua carreira no próximo dia 19 de setembro e, para celebrar a data marcante, lança o livro “A Elegância do Agora“, o quinto de sua carreira. Na publicação, a papisa da moda aborda uma série de temas, como filosofia, beleza, psicologia e, claro, moda brasileira.

Ao Glamurama, Costanza revelou que não gosta ficar parada e que seu lema é a palavra renovação. “Sou curiosa e entendo que a gente tenha que observar o tempo todo o que acontece no mundo. Vivi muito, passei por diversas épocas diferentes da sociedade e cada momento deve ser analisado. Tive filhos, netos e costumo olhar com atenção a maneira como eles se comportam e pensam. É impossível viver bem sem entender o contexto em que estamos inseridos agora. Sem contar que, quem trabalha com moda, precisa estar atualizado. A moda é a representação de uma época”, disse.

À publicação, a empresária ainda falou sobre regras de etiquetas e diz que seria bom se o assunto fosse mais comentado pelos brasileiros. “Essas regras são simplesmente normas de conduta de pequenas ações do dia a dia. Claro que elas mudaram com o tempo, mas o maior problema é acreditarem que tem a ver com superioridade. Não é assim. É a arte do respeito, independente de tudo. A etiqueta democrática nos aproxima de maneira civilizada”.

Costanza também não deixou o tema idade de lado no livro. E não foi nada fácil abordar a temática na publicação, ela confessou.”O que mais angustia é o fato de que eu tenho bem menos tempo para viver. Não sou mais jovem. Por isso procuro viver do melhor jeito possível, com consciência e buscando atividades como meditação”.

“A Elegância do Agora” será lançado na próxima segunda-feira (9), em São Paulo, no Shopping Iguatemi.