6 set 2024 | Lifestyle
Com dicas que conquistam paladares, Pedro Freitas, influenciador por trás do perfil “Explore Comigo” nas redes sociais, transformou sua paixão por gastronomia e contar histórias em um fenômeno digital. O projeto, que começou no YouTube com vídeos de viagens e passeios por Fortaleza, hoje acumula 637 mil seguidores no Instagram e milhões de visualizações. Em uma entrevista exclusiva à Plataforma MT, ele compartilhou os bastidores do “Explore Comigo” e os planos para o projeto que aterrisa em São Paulo.
LEIA MAIS >> Conheça Jenny, a influenciadora cearense mais procurada pelas marcas em 2024
Decoração do lar de Paulinha Sampaio demonstra conexão entre arte e moda
Nascido e criado na periferia de Fortaleza, o influenciador digital de 28 anos sonhava em ser jornalista desde criança. “Durante minha adolescência eu pegava ônibus para ir ao bairro Dionísio Torres tentar conhecer as emissoras de TV. Nessa época, conheci um diretor da TV Jangadeiro que me permitiu gravar um quadro no programa ‘Jangadeiro Animal’. Foi a primeira vez que me vi em um VT e senti que o meu sonho de ser comunicador poderia se tornar realidade”, lembra.
A ambição pela área da comunicação levou Pedro a criar, em 2013, o canal no YouTube que mais tarde se transformaria no fenômeno “Explore Comigo”. “Por muito tempo gravei no formato walking tour. Só eu e minha câmera pelos mais diversos bairros da cidade. Gravei na Barra do Ceará, Pirambu, Messejana, Praia do Futuro, Meireles e José Walter. Apesar de não ser minha intenção, no começo, os assuntos e dicas gastronômicas sempre me traziam mais visibilidade. Então, mergulhei para explorar”, explica.
Pedro é inspirado por grandes nomes do jornalismo, como Glória Maria e Susana Naspolini. Ele destaca a importância de compartilhar experiências reais com seus seguidores. “Eu amo observar como as histórias são contadas. Sempre penso de que forma eu posso compartilhar a minha experiência, seja gastronômica ou não, mas que tenha minha identidade e que as pessoas sintam como se estivessem vivenciando do meu lado”, comenta.
O projeto, que começou de forma simples, cresceu exponencialmente entre 2021 e 2022, período em que os vídeos começaram a viralizar nas redes sociais, agora, sendo publicados no Instagram e no TikTok. “O engajamento foi quase que instantâneo. O ‘Explore Comigo’ crescia cerca de dois mil seguidores por dia. Acredito que por ser período pós-pandemia, as pessoas de Fortaleza estavam em busca de (re)conhecer a cidade […] Mais que entretenimento, era prestação de serviço“.
Em 2023, o cearense começou a testar novos formatos mostrando a comida de rua, o quadro ‘Qual o Prato Mais Caro’, e intensificou suas viagens pelo Brasil. Com esse novo direcionamento, o “Explore Comigo” furou a bolha viralizando nacionalmente.
Com esse movimento, veio um dos momentos marcantes da carreira do influenciador. Em março deste ano, seu perfil foi mencionado no reality show Big Brother Brasil, durante um diálogo entre as sisters Giovanna Pitel e Fernanda Bande.
“Foi um marco para mim. Quando as meninas comentaram sobre a gente no BBB, me veio uma mistura de emoções. Eram duas pessoas de estados diferentes que nos acompanhavam. Isso me deu mais certeza de que o ‘Explore’ está no caminho certo. E com o nosso jeitinho, sotaque e gírias, a gente pode e deve se comunicar com o Brasil inteiro“, comenta.
Ao lado de seu companheiro, Ruan Mesquita, que atua nos bastidores do projeto e acompanha o influenciador nas aventuras, Pedro continua expandindo seu conteúdo. Há oito meses, o casal vive em São Paulo, onde ele acredita se aproximar da rica diversidade gastronômica e cultural do Brasil.
“Aqui temos comida de rua coreana, japonesa, boliviana… e, claro, nordestina […] Além disso, temos mais oportunidades comerciais e, desde que mudei, muitas portas de publicidade se abriram tanto para São Paulo, como para minha Fortaleza”.
Apesar da mudança, Fortaleza continua sendo uma prioridade para a equipe do “Explore Comigo”. “Desde que mudei para São Paulo, tenho ido mensalmente a Fortaleza. Tem sido muito bacana esse novo momento. Muitas marcas nacionais têm nos levado para produzir conteúdo na nossa terra. Viemos para São Paulo para alçar novos vôos, mas Fortaleza continua sendo nossa cidade e sempre teremos um elo”, finaliza Pedro.