Outubro está acabando, mas as festas de Halloween ainda estão a todo vapor. Um elemento muito importante na produção do look temático é a maquiagem. A convite do site MT, as make up artists Karla Alexandrina e Ana Rema revelam os truques para quem busca uma maquiagem artística e autoral, capaz de transformar completamente as expressões faciais ou apenas realçar detalhes.

Karla, por exemplo, ama fugir do óbvio nas produções sociais. Um delineado da cor do arco-íris, uma frase no batom… as possibilidades são diversas. Quando o assunto é Halloween, então, ela adora fazer brincadeirinhas. A veia artística é uma de suas marcas.

>> LEIA TAMBÉM: HallowYou anima Fortaleza com noite repleta de fantasias elaboradas e criativas

“Sempre gostei muito de fazer maquiagem artística, primeiro como um dom, e depois fazendo cursos. Hoje a gente tem muitas festas na cidade que são à fantasia e a procura é maior. Esse mercado de maquiagem de halloween está crescendo cada vez mais”, conta.

Com a agenda lotada, a profissional mal pôde maquiar clientes para o Dia das Bruxas. A alternativa foi compartilhar uma série de tutoriais de produções mais minimalistas. “Fiz uma série de postagens [no Instagram] com criações que misturam um visual bonito, mas com a pegada do Halloween. Uma maquiagem social com um detalhezinho: um lado de caveira, uma aranha no olho…”.

Karla explica que, embora a maquiagem artística possa ser bem simples, ela requer produtos profissionais. “Antigamente, as pessoas achavam que só porque uma maquiagem artística, ela tinha que ser mais barata, sendo que ela dá muito mais trabalho e é muito mais elaborada. Tem que profissional para ter um toque artístico“.

Para Ana Rema, na teoria, as maquiagens social e a artística são iguais: “Tudo se resume em luz, sombra e cor, quando você entende isso, o céu é o limite!”. Na prática, porém, o diferencial da criação temática é perceptível. “[Ela traz] mais durabilidade, mais cor e mais realismo“.

O trabalho de Ana envolve, principalmente, maquiagens de transformação, aquelas mais elaboradas e dramáticas. Ao visitar seu Instagram, é impossível não ficar impressionado (e um pouco assustado) com as super caracterizações.

“Gosto muito de me inspirar em desenhos/gravuras, jogos e filmes, mas também tenho minhas referências no mundo da make artística e estou sempre acompanhando o trabalho de outros artistas, tanto para me inspirar como me aperfeiçoar nessa área”, diz.

Conforme detalha Karla, a técnica de caracterização exige um tempo maior de dedicação e é mais utilizada em filmes. “Geralmente demora pelo menos 3 horas“.

No final das contas, o importante é se sentir confortável na própria pele e garantir o visual das festas de Halloween, seja ele minimalista ou radical.

Fotos: Reprodução/Instagram