PUBLIEDITORIAL

Sono reparador: aposte em alimentos ricos em vitaminas e minerais na última refeição do dia

Por Redação
Sono reparador: aposte em alimentos ricos em vitaminas e minerais na última refeição do dia

A rotina e o cansaço acumulado ao longo do dia pesam na hora de decidir o que jantar. A saída mais confortável geralmente não é ir para a cozinha preparar seu alimento, mas deveria. Isso porque o recomendado é ter uma refeição rica em vitaminas e minerais para contribuir com uma boa noite de sono, assegura a nutricionista clínica do Núcleo Sesc e SaúdeThayse Guilherme.

Mas de acordo com ela, a maioria das pessoas tem dificuldade em garantir um jantar balanceado e cheio de nutrientes. Thayse Guilherme diz ainda que há outro ponto importante a ser considerado na hora de decidir o que jantar, as más escolhas alimentares feitas durante o dia contribuem para o cansaço, fadiga e estresse. “Porque há alimentos que roubam a nossa energia”, reforça.

O ideal é ingerir à noite verduras, legumes e hortaliças, alimentos ricos em magnésio, que ajuda no relaxamento e no sono; zinco e ferro para repor as energias; e vitamina c, para ajudar no processo de anti oxidação. “Esses nutrientes são importantes para repor a energia do nosso organismo, diminuindo o stress e desgaste ocasionado ao longo do dia. É preciso aproveitar os vegetais que tem na geladeira e utilizar criatividade”, indica.

Para ajudar a iniciar e manter o hábito de consumir alimentos saudáveis antes de dormir, selecionamos aqui duas receitas que podem te ajudar na hora da última refeição do dia, e que levam como base a berinjela e a abobrinha. Confira!

Receitas

Mini Pizza de Berinjela

Ingredientes
Berinjela (Unidade: 1)
Queijo muçarela (Grama: 80)
Tomate cereja (Unidade (10g) 8 porções)

Modo de preparo
Cortar a berinjela em rodelas. Dispor em uma forma untada com azeite de oliva e temperar com sal e pimenta preta. Em cima de cada fatia, colocar o queijo muçarela ralado, o tomate cereja cortado ao meio, uma folha de manjericão e finalizar temperando com sal, pimenta preta e regar com azeite de oliva. Levar ao forno preaquecido a 180 graus durante 20 minutos ou até o queijo derreter.

Abobrinha Recheada

Ingredientes:
1 abobrinha grande
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/2 cebola roxa picada
1 folha de louro
1 colher de extrato de tomate
4 tomates italianos sem pele e sem semente
300g de peito de frango
2 colheres de sopa de queijo cottage ou ricota
Salsinha a gosto

Modo de Preparo
Corte a abobrinha ao meio, retire as sementes e cozinhe no vapor por 3 minutos. Reserve. Para o molho, coloque o azeite em uma panela média e refogue a cebola roxa. Acrescente o louro e, em seguida, o extrato de tomate e os tomates italianos picados. Adicione o peito de frango picado. Acerte o tempero e deixe cozinhar. Desfie o frango com um garfo. Para a montagem, coloque o frango desfiado com o molho de tomate nas metades da abobrinha (quantidade suficiente para preencher o miolo de onde foram retiradas as sementes). Acrescente o queijo e leve ao forno em um refratário pequeno até que derreta. Na hora de servir, salpique salsinha picada.

Veja também