Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Exposição ‘Paisagem Interior’ celebra a trajetória da designer e artista Etel Carmona

29 jun 2023 | Living

Por Redação

Com curadoria de Ana Carolina Ralston, exposição une olhares afetivos em exposição inédita na Casa Zalszupin

Do dia 27 de junho a 16 de setembro, as histórias dos três artistas se entrelaçam na Casa Zalszupin (Foto: Ruy Teixeira)

Para celebrar os 30 anos de carreira da designer, artista e fundadora da ETEL, Etel Carmona, a exposição “Paisagem Interior” surge como uma produção artística onde a memória se torna visível através da materialidade poética. A mostra propõe a aproximação entre Etel Carmona, David Almeida e Alberto da Veiga Guignard, com curadoria de Ana Carolina Ralston e projeto expositivo assinado pelo escritório entre terras.

LEIA MAIS >> Diptyque: conheça a marca francesa de velas luxuosas que celebra 60 anos

Veja dicas de como montar uma varanda aconchegante

Do dia 27 de junho a 16 de setembro, as histórias dos três artistas se entrelaçam na Casa Zalszupin, em São Paulo – sob gestão conjunta da ETEL e Almeida & Dale Galeria de Arte, imbuídas pela potência arquitetônica de seu espaço. Por lá, destrincham-se as paisagens vividas e vistas por eles, por meio de pinturas, esculturas e mobiliários que reconstroem a brasilidade latente do interior do país.

Exposição ‘Paisagem Interior’ (Foto: Ruy Teixeira)

Em um processo de retomada ao início e às origens, a exposição celebra a inspiração de Etel Carmona, que nasce no campo e desenvolve-se por meio dele. A natureza que habita seu mundo interior ganha espaço e interpretações a partir de suas mãos. Artista autodidata nascida no interior de Minas Gerais, Etel encontrou na madeira sua matéria-prima primordial, trabalha em sintonia com o manejo sustentável e atrelada aos ensinamentos provenientes dos povos originários.

Segundo a curadora Ana Carolina Ralston, a iconografia do Brasil profundo perpassa o trabalho de Etel, das floradas de maria-sem-vergonha ao carro de boi, sempre sobreposta às oníricas paisagens, cenas estas captadas com louvor por Guignard e também por David Almeida nas mesmas regiões, ambos falam do Bucólico, do interior e da memória, dialogando com a região onde Etel nasceu.

Exposição ‘Paisagem Interior’ (Foto: Ruy Teixeira)

Guignard apresenta obras pouco vistas, algumas delas consideradas até mesmo exclusivas, de médio e grande porte, fugindo um pouco do comum. Já David, produziu obras inéditas especialmente para a exposição. Em uma das sincronicidades que selaram o encontro entre Etel e David, descobriu-se uma conexão com a cidade de Pindamonhangaba, local em que David pintou grande parte de suas obras, o mesmo onde a mãe de Etel morou durante toda sua vida. Seu trabalho foi todo realizado na região da Mantiqueira, com a principal fonte de inspiração na Etel.

Amigo de longa data de Etel Carmona, Zalszupin compartilhava com ela o amor pelo ofício e principalmente pela natureza e pelo cuidado do impacto ambiental. As peças da amiga e seus processos encontrassem organicamente um espaço certeiro em ambientes da casa na qual por tantas décadas viveu Zalszupin e sua família. É a transmissão de tal legado que transforma vivência em experiência. E é dessa forma que tal experiência se aprimora e fortifica usando da união desses tentáculos vernaculares de criação.

Veja mais fotos da mostra:

Serviço

Casa Zalszupin

  • Endereço: R. Dr. Antônio Carlos de Assunção, 138 – Jardim America, São Paulo
  • De terça a sexta, das 10h e 18h, e aos sábados das 14h às 16h
  • Ingressos: gratuitos mediante agendamento prévio no site
  • Sem estacionamento

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE