3 jan 2025 | Living
Apresentador e atleta, Fernando Fernandes se apaixonou pelo Ceará a partir do kitesurf. Mesmo já tendo conhecido o estado antes, foi em 2018 que a água, terra e o céu cearense encantaram o paulistano — mas o que o fez permanecer foram as pessoas que encontrou por aqui.
“A paixão pelo kite foi aumentando, a paixão pelo Ceará também e, assim, realmente desde a primeira vez que estive aqui eu senti um negócio diferente em relação às pessoas, uma receptividade, espírito de coletividade”, comenta.
Fernando lembra que quando conheceu a Praia da Taíba as ruas ainda eram de terra, mas foi lá que decidiu fixar-se quando não estivesse viajando a trabalho. “Aqui é uma área um pouco menos turística, vi que tinham mais pessoas que habitavam de fato”, observa. Durante 2022 e 2023, trabalhou diretamente do Ceará apresentando o reality “No Limite”, da TV Globo.
O apresentador comprou uma casa pé na areia com estrutura original dos anos 80 e, ao ouvir a história do lugar pelo antigo proprietário, decidiu manter toda a construção. Lara Correia e Nathália Rangel, arquitetas do Studio Linear, superaram o desafio propondo apenas a revitalização, mantendo a essência do local.
“Era uma casa já existente com muito terreno, mas o terreno tinha alguns desníveis e, a casa, barreiras físicas”, comenta Lara. Assim, junto a Fernando, as arquitetas decidiram aproveitar o terreno e projetar o lar cearense de Fernando em três blocos principais, todos interligados por uma passarela de madeira, aproveitando, também, a paisagem natural da praia.
“Ele morava em São Paulo, vivia naquela loucura, então aqui a proposta era totalmente diferente. Hoje, mesmo sendo o dia a dia dele, é um dia a dia com a sensação de estar na praia”, observa Nathália.
No bloco principal, na entrada do terreno, fica a área privativa do imóvel, com quarto, banheiro, academia e cozinha para Fernando. Em outro bloco, estão quartos de hóspedes e garagem que, além de proteger veículos, guarda materiais dos esportes que Fernando pratica.