Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

‘Gatificação’ do lar: como adaptar a casa para o conforto dos gatos? Veja dicas

16 jan 2024 | Living

Por Redação

Confira esse guia para transformar espaços domésticos em locais mais adequados para os pets

A equipe da Plataforma MT montou uma guia para quem deseja “gatificar” os ambientes (Foto: Freepik)

Arranhar móveis, derrubar objetos e “caçar” pelos ambientes são comportamentos característicos dos gatos. Quem convive com bichanos em casa, sabe que eles têm energia de sobra e, pensando na convivência entre humanos e felinos, adaptações no lar são fundamentais. A equipe da Plataforma MT montou um guia para quem deseja gatificar os ambientes, ou seja, transformar o espaço em um local mais adequado para estes pets.

LEIA MAIS >> Susana Clark Fiuza assina retrofit do apartamento de Márcia Travessoni

Origem Fortim recebe Prêmio da Construção na categoria ‘Projeto Arquitetônico’

Segundo a cat sitter Alessandra Couto quando se decide ter um gato de estimação, mudanças na casa precisam acontecer caso o ambiente não seja acolhedor para o animal. “A família pode observar que precisa criar um espaço mais interativo para o felino quando percebe rasgos no sofá, na cama e em outros objetos. A ‘gatificação‘ é a melhor opção”, orienta.

Para começar este processo, a arquiteta Neuza Lima, do Studio Chão, indica a instalação de redes de proteção nas janelas e varandas para a segurança dos gatinhos. Outra dica é colocar arranhadores pela casa e criar prateleiras altas, casinhas, caixas e espaços para que os felinos consigam se esconder.

Projeto do Studio Chão adaptado para gatos (Vídeo: Divulgação)

Como são animais extremamente territoriais, a localização, quantidade e funcionalidade dos recursos essenciais também fazem a diferença na hora de tornar o lar uma área útil para os pets. “É necessário pensar na localização ideal para colocar a comida, a água e a caixa de areia. Preferencialmente, a água e a comida devem estar em lugares distintos do local da caixa de areia, que deve ficar em ambientes de serviço”, diz Neuza.

Água e comida devem estar em lugares distintos ao local da caixa de areia, orienta a arquiteta Neuza Lima (Foto: Freepik)

Outra orientação preciosa é escolher as plantas da casa com cautela. “É preciso ter muito cuidado porque alguns tipos de plantas causam intoxicação. Escolha tipos que ajudam a digestão dos gatos”, diz a arquiteta.

De acordo com Neuza, fornecer esses recursos para os felinos pode ser algo aliado a uma decoração sofisticada e bonita. “A área recreativa dos gatos pode (e deve) fazer parte da decoração, com prateleiras altas, nichos e detalhes na marcenaria para que os animais possam brincar e se esconder”, comenta.

Bem-estar dos gatos

Além disso, a “gatificação” deve ser aliada aos recursos naturais com variações entre apartamentos e casas. Presença de áreas com iluminação solar e mudanças na ventilação podem afetar o comportamento e o conforto dos gatos. “Ambientes que oferecem banho de sol ao ar livre proporcionam bem-estar para os felinos. Para quem mora em apartamento, indico prateleiras fixadas às janelas e às portas da varanda”, afirma a cat sitter Alessandra Couto.

Como são animais caçadores, mesmo morando em apartamentos e casas teladas, gatos precisam brincar todos os dias. Para além da adaptação da casa, brincar com os bichanos é importante. “Para interação e recreação dos gatos, indico as brincadeiras que simulam caça, utilizando varinhas, bolinhas e laser”, recomenda Alessandra.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE