Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Instituto de Urbanismo Ecossistêmico apresenta projeto social na CasaCor Ceará

21 nov 2022 | Living

Por Redação

Os membros do LAURB apresentaram, durante o evento, o trabalho realizado durante os primeiros meses do projeto com foco no desenvolvimento de urbanismo social

A arquiteta Danielle Nina Távora é fundadora da LAURB (Foto: Divulgação)

Na última sexta-feira (18), membros do Instituto de Urbanismo Ecossistêmico (LAURB) apresentaram, na CasaCor Ceará 2022, o trabalho realizado nos primeiros meses do projeto com o objetivo de potencializar a transformação urbana e social em Fortaleza.

LEIA MAIS >> Conheça os ganhadores do Prêmio CasaCor Ceará 2022

CasaCor 2022: Espaço São Luiz recebe prêmio de ambiente público e comercial

Fundada pela arquiteta Danielle Nina Távora, em junho de 2022, a LAURB começou a atuar como uma organização da sociedade civil (OSC) com foco no desenvolvimento de urbanismo social, buscando a democratização efetiva das cidades nos seus mais diversos aspectos, por meio da realização de estudos, planos, projetos e intervenções que contribuam para territórios serem fontes de criação de valor social, ecológico e urbano sustentáveis.

Para isso, o Instituto buscou alinhar atores e recursos para geração de uma rede de desenvolvimento e impacto positivo. Dentre dos trabalhos apresentados na CasaCor, estão o Censo Comunitário na Favela do Inferninho, um levantamento de informações sobre a população para servir de base para a criação de políticas públicas, assim como o acompanhamento e monitoramento, com produção de dados atualizada e que reivindicasse as demandas locais. A ação foi realizada em parceria do Instituto Pensando Bem com a metodologia da ONG Gerando Falcões.

Também foi apresentada a Agenda Urbana e Cultural da Favela do Inferninho que incluem oficinas de participação com intuito de levar momentos de lazer e cultura para o Inferninho, em eventos com metodologia lúdicas para instigar os próprios moradores a contar sobre histórias da comunidade, as potencialidades, problemáticas, expectativas de mundo e lugar. É a favela com cultura, com história, com lazer e com muita participação.

Na CasaCor, os membros do Instituto de Urbanismo Ecossistêmico também mostraram os projetos urbanos pilotos que buscam reduzir as desigualdades existentes por meio de uma gestão urbana compartilhada e participativa, que fortaleça o desenvolvimento urbano local. São projetos urbanos de novos espaços públicos e comunitários que impactarão positivamente na sustentabilidade, inclusão social, educação, saúde gerando novas oportunidades e melhorias nas comunidade.

“Agradecemos fortemente à Neuma Figueiredo e Nereide Figueiredo por abrirem a CasaCor Ceará para uma pauta tão importante e necessária para a nossa cidade. Agradecemos também às arquitetas Melina Pinheiro e Ticiana Sanford, responsáveis pelo espaço que fizemos nossa apresentação – O Espaço do Empreendedor – Sebrae, cujo projeto está incrível e acolhedor. E claro, à todos os presentes nessa noite, que para nós foi tão especial. Vamos juntos transformar lugares”, comenta a fundadora da LAURB, a arquiteta Danielle Nina Távora.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE