Artesãs cearenses apresentam peças feitas de cobre no Dragão Fashion Brasil

Por Lucas Magno
Artesãs cearenses apresentam peças feitas de cobre no Dragão Fashion Brasil

Cerca de 20 artesãs, de seis municípios do Ceará, participam entre os dias 15 e 18 de maio do projeto Enel Compartilha Empreendedorismo, na 20ª edição do Dragão Fashion Brasil 2019, que acontece este ano no Aterro da Praia de Iracema. Com exposição e venda de artigos, o grande destaque fica com as peças de joalheria feitas com fios de cobre descartados.

O manuseio do produto faz parte do projeto “Enel Upcycling”, que tem como objetivo criar peças a partir do aprimoramento do design em economia circular, diminuindo o impacto ambiental desses resíduos. Desde 2012, por meio de Leis de Incentivo, a Enel é uma das principais apoiadoras do Dragão Fashion.

As peças são criadas por artesãs cearenses

Também apresentadas diversas tipologias de artesanato, como bordado, crochê, bijuterias, encadernação e marcenaria. O Enel Compartilha Empreendedorismo dá suporte às artesãs por meio de parcerias público/privadas, além da doação de materiais para a confecção de produtos artesanais e capacitações técnicas. O projeto facilita ainda a participação em eventos e feiras.

Projeto Enel Compartilha Empreendedorismo

O Enel Compartilha Empreendedorismo existe há mais de 10 anos dentro da empresa e acompanha grupos de artesãos em diversos municípios do Estado, como Fortaleza, Caucaia, Itapipoca, Pacatuba, Aracati e Aquiraz. O objetivo do programa, criado em 2007, é contribuir para a profissionalização de grupos produtivos de comunidades com alto índice de vulnerabilidade social.

Dragão Fashion 2019

Maior evento de moda autoral do País, em sua 20ª edição o Dragão Fashion Brasil decidiu se alocar no Aterro da Praia de Iracema, trecho litoral mais conhecido da capital cearense. Consagrado como o maior encontro de moda autoral da América Latina, o DFB  Festival apresenta novidades que reúnem, em um line-up gratuito, desfiles, shows, quatro apresentações exclusivas de companhias de dança, exposições de fotografia, feira de marcas sustentáveis, workshops e gastronomia, reforçando a vocação do Ceará como epicentro para a fomentação da cultura, da formação e do empreendedorismo.


SERVIÇO:

XX Dragão Fashion Brasil

Quando: De 15 a 18 de maio

Onde: Aterro da Praia de Iracema

Programação: http://www.dfhouse.com.br

Veja também