9 fev 2023 | Moda
O manifesto foi um protesto contra as mensagens de ódio que a influenciadora recebe diariamente no Instagram
A influenciara digital Chiara Ferragni foi, na quarta-feira (8), a apresentadora da 73ª edição do Festival de Sanremo, que aconteceu no teatro Ariston Sanremo e é um dos mais importantes eventos musicais da Europa. Para a ocasião, ela escolheu um look em formato de manifesto, desenvolvido em parceria com a Dior e Maria Grazia Chiuri, diretora de criação da grife.
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Chiara apareceu usando um vestido longo e branco, com frases de ódio bordados com pérolas negras em toda a peça. O look ganhou o nome “vestido contra o ódio” e é um protesto contra as mensagens de ódios que a influenciadora recebe nas redes sociais.
“Com este vestido peplum trazemos ao palco do teatro Ariston algumas das críticas dirigidas a Chiara sobre a sua aparência, o seu corpo e sobretudo a sua liberdade de se sentir mulher e também mãe. As frases de desprezo bordadas em pérolas negras são as verdadeiras ofensas que os haters dirigem todos os dias às suas fotos postadas no Instagram. Maria Grazia Chiuri teve a ideia de bordar essas palavras pretas em um fundo branco como a página de um livro que conta aquele desprezo infrutífero contra o qual lutar todos os dias. Ao trazer essas frases sexistas, queremos encorajar todos a não se importar e lembrar as mulheres de não deixarem os odiadores rebaixá-las, porque são apenas as opiniões daqueles que nos amam que realmente importam”, diz o texto publicado no perfil do Instagram de Chiara.
A influenciadora ainda usou mais dois vestidos icônicos no festival, também em forma de protesto: um vestido com ilusão de transparência, ‘o sem vergonha’, e outro que recebeu o nome de ‘vestido manifesto’. A ideia da Chiara era trazer muito mais do que apenas roupas bonitas e excêntricas. “Sentimos a necessidade de trazer uma mensagem social para o palco mais popular da Itália, mesmo através da moda”.