logo
X

Destaque da moda no Ceará, Gabriela Fiuza faz a diferença apostando na slow fashion

Por Lucas Magno
Destaque da moda no Ceará, Gabriela Fiuza faz a diferença apostando na slow fashion

O slow fashion é uma alternativa para quebrar o consumo de massa presente com tanta força na moda. A proposta é ter consciência dos produtos que consumimos, pensando na maneira em que eles são produzidos e valorizando a diversidade e a riqueza de nossas tradições. Um dos destaques nesta área no Ceará é a designer Gabriela Fiuza, que utiliza deste conceito para apresentar a sua moda autoral e fazer a diferença.

Trabalhar com slow fashion foi algo natural para a designer, que tem a mãe, Daniela Fiuza, como uma das grandes referências, por sempre ter valorizado a moda brasileira de maneira clean e atemporal. Na faculdade de moda, cursada na Universidade Federal do Ceará (UFC), a vontade de ter o próprio negócio e explorar ainda mais esse conceito só cresceu: “Queríamos fazer algo que fizesse a diferença para o mercado e também paro os envolvidos em todo o processo produtivo e com o slow fashion conseguimos atingir essa meta”, declarou em entrevista para a equipe do Site MT.

O slow fashion vem ganhando cada vez mais espaço, mas Gabriela afirma que ainda falta conhecimento sobre a área: “Eu diria que ainda embrionário. Muita gente se dizendo slow sem ser de fato e os de fato ainda são poucos”. Mesmo assim, ela se mostra confiante no crescimento desta tendência e comemora: “Temos potencial e os jovens consumidores, principalmente, estão cada vez mais preocupados com tudo que envolve o processo de produção do que ele compra e cobrando isso de quem produz”.

Loja Gabriela Fiuza

Com suas peças autorais feitas com crochê e linho, trazendo uma vibe clássica e atemporal, Gabriela Fiuza criou a loja própria em 2016, no escritório do apartamento. Ela trabalha em casa, sem estoque e com horário marcado. Mas foi inevitável a expansão do negócio. Hoje, ela está prestes a abrir a primeira loja física, no bairro Aldeota, em Fortaleza.

“A necessidade foi bem natural, com o tempo o espaço começa a ficar pequeno. As clientes desejam poder vir a qualquer hora, sem que antes tenham que agendar. Desejam também sair daqui já com a peça. Então com toda essa demanda pensamos: é chegada a hora da loja”, revelou.

O novo espaço tem inauguração prevista para novembro deste ano. Com projeto criado pelo escritório Carlos Otavio Arquitetos, a loja-ateliê traz o aconchego e sem perder as raízes do projeto inicial. “Teremos toda nossa coleção pronta para levar e também algumas marcas parceiras super especiais que tem tudo a ver com o que acreditamos. Além disso, teremos também uma sala para atendimento sob medida”.

O foco agora é completo na loja-ateliê, mas Gabriela não pretende parar por aí. Ela confirmou que já tem outros projetos em planejamento, mas que ficarão para 2020. Pois então aguardem mais novidades deste talento maravilhoso do nosso Ceará. 

Fotos: Roni Vasconcelos

Veja também