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Do acessório ao vestuário completo: confira marcas nacionais que aderiram ao full look

5 abr 2023 | Moda

Por Marília Serpa

A proposta das marcas oferecerem uma produção de look completa vem se fortalecendo no cenário de moda brasileiro

Schutz se tornou uma marca full look em 2022 (Foto: Reprodução/Site Schutz)

O termo full look parece ter ficado mais em evidência na moda brasileira desde que a Schutz passou a vender roupas, para além de bolsas e sapatos, em abril do ano passado. Mas, afinal, o que é full look? O termo pode ser traduzido como look completo ou produção completa, transmitindo, no caso das marcas, a ideia de oferecer ao público todas as peças que compõem o vestuário.

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É comum encontrar marcas que trabalhem com a venda de todos os itens do guarda-roupa, como as gigantes do mercado Adidas, Nike e Fila, por exemplo, ou até mesmo Zara e C&A. A proposta, no entanto, ainda vem ganhando força no cenário de moda brasileiro, uma vez que apenas alguma delas já se arriscaram em ampliar e diversificar o segmento de suas vendas.

Confira algumas marcas nacionais que aderiram ao full look:

Havaianas

Foi em 2014 que a Havaianas, tradicional marca brasileira de chinelos, se arriscou no mundo fashion de têxtil. Atualmente, também são vendidos biquínis, saídas de praia, roupas e bolsas, itens que foram inspirados nas cores vibrantes dos chinelos e feitos de materiais em 100% algodão, linho e viscose. As peças vêm ganhando cada vez mais notoriedade e espaço no guarda-roupa dos brasileiros.

Dois anos depois, em 2016, a Havainas incrementou ainda mais os itens vendidos pela marca e passou a comercializar óculos de sol, lançando a primeira coleção com nomes que homenageavam praias brasileiras, como Noronha, Paraty, Rio e Trancoso. Assim como os chinelos e as demais peças, os acessórios foram produzidos com cores vibrantes, das armações às lentes.

Havaianas se tornou uma marca full look em 2014 (Foto: Reprodução/Twitter)

Catarina Mina

A marca cearense Catarina Mina, conhecida por comercializar bolsas artesanais, também aderiu ao full look quando passou a vender demais acessórios e roupas. Em 2020 foi lançada a primeira coleção, intitulada “Jardim”, que foi criada em parceria com a Prefeitura de Aracati, por meio das artesãs do Filé, do grupo de Marinez, do distrito de Pedregal.

Incialmente, foram vendidos kimonos, croppeds e vestidos tubinhos, que eram comercializados sob encomenda no site da marca. O modelo de venda objetivava gerar reflexão sobre a cadeia de produção da moda, de forma a valorizar os saberes e as linguagens manuais. Atualmente, são vendidos variados itens do vestuário, bolsas, acessórios para o corpo e até velas aromáticas.

Catarina Mina se tornou uma marca full look em 2020 (Foto: Catarina Mina)

Schutz

Conhecida por vender bolsas e calçados com designs incônicos, a Schutz se transformou em uma marca full look em abril de 2022, quando lançou sua primeira linha de roupas por intermédio da banda Schutz Band. Com quatro artistas que trabalham com música, a marca divulgou, no dia 13 de abril, um vídeoclipe em que as roupas da primeira coleção foram divulgadas.

A coleção de moda da marca contou com a assinatura criativa de Cacá Garcia, que trouxe como destaque a alfaiataria descomplicada, com peças com shape e acabamentos exclusivos, além de uma forte presença no jeanswear, linha que já surgiu comprometida com os novos tempos em que a sustentabilidade tem sido premissa básica na moda.

Schutz lançou a primeira coleção full look por meio da Schutz Band (Foto: Schutz)

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