Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Dourado ou prateado? Tudo o que você precisa saber para combinar e arrasar com acessórios

6 out 2023 | Moda

Por Marília Serpa

Thaís Grangeiro e Andrea Cerqueira, consultoras de imagem e estilo, deram dicas à Plataforma MT sobre as possibilidades de uso e as combinações de acessórios dourados e prateados

Especilistas dão dicas de como usar acessórios dourados e prateados (Foto: Reprodução/Instagram @bahzshop)

Um dos grandes dilemas na hora de usar acessórios dourados e prateados é saber como – e se é adequado – misturá-los de modo que fique harmônico aos olhos. As demais dúvidas giram em torno de entender qual cor de acessório é ideal para determinado tom de pele ou até coloração dos cabelos, além da possibilidade de criar combinações interessantes com as cores das roupas.

LEIA MAIS >> Strawberry Makeup: especialista fala sobre a técnica que tem conquistado a internet

A ascensão de Livia Nunes no universo da moda

Para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, a Plataforma MT convidou duas especialistas na área, que atuam com consultoria de imagem e estilo, para dar dicas importantes de como escolher e usar acessórios dourados e prateados. Para quem acha que não é adequado misturá-los, a boa notícia é que, sim, é super possível criar uma combinação bonita com as duas opções.

Mas, antes, é preciso entender que ambos os acessórios possuem a tendência de combinar mais com determinado tom de pele, como o caso de itens dourados, que, segundo Thaís Grangeiro, que atua como consultora de imagem e estilo no Studio Degradê, se adequam mais com peles com temperaturas quentes, que se caracterizam por ter um fundo dourado, bronzeado e rosado pêssego.

Especilistas dão dicas de como usar acessórios dourados e prateados (Foto: Reprodução/Instagram @bahzshop)

“Na coloração pessoal, dizemos que repetição gera harmonia, ou seja, repetir o subtom da pele nos acessórios tem o poder de valorizar a beleza e manter aquele aspecto iluminado na pele“, pontuou Thaís. Andrea Cerqueira, também especilaista em consultoria de imagem e estilo, completa explicando que os tons quentes também se aplicam aos cabelos, como o caso dos fios loiros dourados ou ruivos.

Já peles com temperaturas frias, com um fundo acinzentado, arroxeado e rosado avermelhado, tendem a combinar mais com acessórios prateados. A dica da harmonia também se aplica para estes casos, igualmente para peles com tons quentes e acessórios dourados. Andrea complementa em relação aos cabelos, indicando que fios mais escuros combinam melhor com o prateado.

Especilistas dão dicas de como usar acessórios dourados e prateados (Foto: Reprodução/Instagram @bahzshop)

“Para valorizar uma tonalidade de cabelo fria, como cabelos platinados, pretos com fundo azulado e vermelho cereja, o ideal é dar preferência para acessórios prateados, que também são frios (…) Se você prefere um cabelo com fundo mais quente, como tons de ruivo-alaranjados, castanho chocolate e mechas loiras douradas, o ideal é ficar mais distante dos acessórios prateados”, completou Thaís.

Reforçado: a regra na hora de escolher acessórios pratas ou dourados é repetir para harmonizar. “Se engana quem ainda mantém aquele velho pensamento de que ‘se o meu cabelo tem tonalidade quente, então acessórios prateados vão destacar ele’. Essa afirmação é completamente equivocada e, na verdade, a chance de sua beleza parecer cansada e envelhecida é muito grande”, pontua Thaís.

Misturar acessórios dourados e prateados

Para quem ainda pensa que misturar acessórios dourados e prateados pode não ser uma boa, as especialistas desmistificam essa teoria. A combinação, no entanto, requer um pouco de atenção para não se tornar algo sem harmonia aos olhos. A dica de Thaís é que o mix seja feito na mesma região, como colares, anéis e brincos com tonalidades diferentes, juntos na mesma área do corpo.

“Adicionar apenas prateado no colar e apenas dourado no brinco, por exemplo, pode gerar um efeito de bloco de cor que confunde o olhar. O observador não vai saber pra onde olhar primeiro, se é para a sua orelha ou para o seu pescoço. Ou seja, pode gerar um pouco de confusão visual”, explicou a especialista. O ideal é misturar itens dourados e prateados de forma a equilibrar os tons em quantidade.

Especilistas dão dicas de como usar acessórios dourados e prateados (Foro: Reprodução/Pinterest)

Apesar do cuidado para encontrar harmonia, Andrea pontua que não deve existir um limite de criatividade na hora de combinar dourado e prateado. “A graça está exatamente na possibilidade do exercício criativo e do movimento de ousadia. Treine, crie mixes e pratique o olhar”, explicou. Itens em bronze, que têm conquistado espaço, também podem ser unidos aos dois tons, segundo Thaís.

“O bronze é interessante nesse aspecto, pois é um tom que possui um equilíbrio de temperatura. Ele nem é tão quente, mas também não é muito frio. Ou seja, combina muito bem com prata ou dourado”, esclareceu a especialista. A combinação, de acordo com Thaís, possibilita um visual mais divertido, despojado e moderno, que também pode criar uma relação com as cores das roupas.

Combinação dos acessórios com as cores das roupas

Andrea acredita que não exista uma regra específica sobre combinações dos acessórios com as cores das roupas, já que a colorimetria só produz efeito quando muito próxima do rosto, como colares e brincos. “Quanto mais fria a cor, mais ela harmoniza bem com pratas. É o caso de azul, verde, roxos… Mas, ainda assim, é preciso treinar o olhar para identificar quando um azul é quente ou frio”, pontuou.

Mesmo não existindo uma regra concreta, Thaís reforça a ideia de repetir para harmonizar. “O tom dourado, por ter uma tonalidade amarelada e quente, combina e entra super bem em um look que também possui cores com essas características. Cores quentes são reconhecidas por possuírem um aspecto amarelado, como se tivessem sido misturadas com um pigmento laranja”, explicou.

Algumas cores quentes são verde-água, laranja, amarelo, vermelho vivo, salmão, azul-esverdeado e rosa pêssego. “Já para os acessórios prateados, são as cores frias e de aspecto azulado ou arroxeado que combinam super bem, pois possuem tonalidade fria. Alguns exemplo são azul céu, branco neve, cinza grafite, vermelho-vinho, púrpura, magenta, verde escuro e azul marinho“, completou.

Apesar das possibilidade de combinação, Thaís enfatiza que o poder de combinar ou não roupas com acessórios é de cada pessoa. “Se ela se sente confortável misturando os dois subtons, não precisa ficar com receio de usar. Mas no universo da colorimetria, costumamos considerar o subtom como forma de gerar harmonia quando repetido em diferentes peças do look“, finalizou a consultora.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE