Sucesso nas semanas de moda internacionais, e recentemente, na São Paulo Fashion Week N46, a preferência por uma maquiagem mais leve e natural, além de bastante iluminada, à base de produtos cosméticos do nosso dia-a-dia, tem feito a cabeça das cearenses também.

Pele iluminada é uma das sensações do momento

A onda glossy, por exemplo, está dando o que falar. O mais bacana desse efeito é a possibilidade de usar o gloss em áreas do rosto menos óbvias. Durante a Londres Fashion Week, a Fhits Paulinha Sampaio, por exemplo, teve a oportunidade de acompanhar os bastidores de alguns desfiles, onde as modelos abusaram do brilho discreto nas pálpebras, usando o gloss como sombra. No SPFW, o produto foi bastante usado no desfile da Bobstore, para dar um efeito “molhadinho” à pele das top models.

Sombras com efeito “molhado” no desfile da Bobstore. Foto: Reprodução/Instagram

Para a Makeup Artist do Donna Salon, Charlene Costa, o truque de beleza é tendência devido a sua praticidade, algo que o público cearense ama. “Noventa por cento das mulheres que eu maquio, chegam me pedindo algo mais natural, sem muito acúmulo de produtos”.

No entanto, a profissional alerta que o gloss deve ser aplicado “apenas na pálpebra e em pouca quantidade, para evitar que escorra. Se preferir, você pode aplicar uma sombra e colocar o gloss por cima”. Assim, o efeito permanece por mais tempo.

Outro truque que vem ganhando cada vez mais adeptos é o uso de batom como delineador, sombra e até mesmo blush.

Conhecida pela criatividade na hora de montar maquiagens diferentes, a maquiadora Karla Alexandrina conta que “sempre foi o meu carro chefe essa história de usar produtos de outras de formas, não só para aquela finalidade que já vem especificado”.

Karla Alexandrina ama misturar texturas e cores para criar makes

A ideia é brincar com produtos que você já tem em casa, misturando cores e texturas e dando a eles funcionalidades diferentes. “Sempre usei batom liquido como delineador, batom bala como blush e sombra até para dar uma unidade na maquiagem”, aponta.

A expert em beleza, inclusive, conta que já existem produtos versáteis no mercado que não se prendem a rótulos. Ela cita, por exemplo, os Sticks da Vult: “Ele não é um batom, é um stick, porém você pode usar ele como um batom, como blush, como sombra. Ele faz uma maquiagem completa com um só produto”.

Charlene usa batom pêssego como sombra em Paulinha Sampaio

Para Charlene Costa, a dica é apostar nos tons rosados e de pêssego de batom, que estão super em alta entre as clientes. Mas atenção: é importante ficar atento à textura do produto. “O batom tem que ser cremoso, para dar esse efeito molhado”, conta. Para aplicar, não tem segredo: se não tiver pincel, os dedos fazem bem o trabalho.

Make de um produto só: o mesmo batom para lábios, blush e sombra no rosto 

Fotos: Divulgação