Não é de hoje que vestir-se é, acima de tudo, uma forma de expressão. Para além do estilo, mulheres e homens têm apostado em roupas e acessórios que busquem imprimir uma ideia, que evidenciem uma identidade própria e comuniquem, de maneira sincera, mas cheia de atitude, um estilo de vida. Segundo a pesquisadora Talita de Souza, em sua dissertação de mestrado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), o que vestimos está intimamente relacionado às nossas identidades. Para ela, a moda também funciona como “um instrumento de inserção” no contexto social, algo que se constrói desde a infância.

Algo a dizer

Uma das tendências que tem conquistado o público por aliar moda, identidade e atitude é a estampa lettering, que nada mais é do que aquela boa e velha camiseta, mas agora com frases que expressam opiniões ou vontades. Escrever, aqui, não é apenas transpor ideias, mas, principalmente, transferir e expressar sentimentos que falam muito sobre quem você é. “Hoje, a escrita tomou proporções artísticas e revela mais do que você pensa, pois ele agora também fala sobre identidade e estilo”, afirma Denise Tavares, designer de moda e instrutora do Senac.

Assim, conforme Denise explica, lettering é a técnica de transformar a escrita em arte. Trata-se de um conceito já bastante difundido no design, a partir da combinação de letras trabalhadas, desenhadas à mão ou diretamente no computador. O resultado? Frases que traduzem sentimentos e sensações, como amor, medo e alegria. “Imagina só, você tocar alguém com uma palavra expressada em uma simples camiseta?”, completa a instrutora.

E a moda pegou! Marcas como Dolce & Gabbana, Dior e Gucci tem apresentado blusas com frases estampadas nas últimas temporadas. Além disso, basta dar uma volta pela cidade para perceber um número cada vez maior de pessoas com suas t-shirts com frases de atitude. A publicitária e designer Thillie Aragão não abre mão de usar as suas. “Por muito tempo, tentei me encaixar no que eu acreditava que os outros queriam que eu fosse para ser aceita. Hoje, no entanto, eu uso camisas que estampam meus posicionamentos, minhas ideias e até minha personalidade, como forma de dizer que não tenho medo de ser quem eu sou”, diz.

Senac Reference

Para os interessados em conhecer mais sobre o tema, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) vai realizar, no dia 28 de agosto, das 14h às 18h, a Oficina de Lettering, com a instrutora Denise Tavares (20 vagas). A ação, que é gratuita, faz parte do lançamento da unidade Senac Reference, o mais moderno espaço de educação profissional do Sistema Fecomércio no Estado. Além da Oficina de Lettering, serão ofertadas mais 15 oportunidades, em regime de soft opening, para quem busca ter diferencial competitivo no currículo. As inscrições estão abertas no site https://cursos.ce.senac.br/reference/

Serviço:
Cursos Senac Reference em soft opening
Local:Av. Desembargador Moreira, nº 1301, Aldeota
Data: de 20 a 31 de agosto
Mais informações: https://cursos.ce.senac.br/reference/