Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Ethos, Negro Piche, Tropicana e mais: conheça as marcas que movimentam a Rua dos Tabajaras

11 jan 2023 | Moda

Por Tainã Maciel

Conheça algumas marcas localizadas na charmosa rua, na Praia de Iracema, que são a cara do verão

Imagina acordar em um dia ensolarado, purificar a alma no mar e esperar o sol descansar para fazer comprinhas, além de tomar uma gelada ao som da música tropical bailante. Esse é o clima que flui pela Rua dos Tabajaras, localizada na Praia de Iracema, em Fortaleza. Para além das fachadas coloridas, esse recanto na cidade pulsa moda, arte e gastronomia por abraçar lojas, restaurantes e feirinhas sazonais que expressam o “suco” da cultural local. Construído por muitas mãos, o espaço tornou-se parada obrigatória para turistas e um deleite para os cearenses. Conheça algumas marcas localizadas na charmosa rua que são a cara do verão:

LEIA MAIS >> Três marcas de acessórios cearenses para ficar de olho em 2023

Veja tendências de moda para o verão 2023

Ethos 

Lugar de passagem para alguns, morada para outros. A Rua dos Tabajaras promove uma sinergia gostosa entre as novas movimentações culturais e a tradição, a exemplo da marca Ethos que há 26 anos ocupa o casarão amarelo da década de 1940 no local. Fundada pelas sócias Beatriz Castro e Lúcia Neves, a brand trabalha com peças únicas e all handmade, brincando com assimetria, o colorido e a renda de labirinto, técnica comum na região que consiste em desconstruir o tecido plano, geralmente linho, e reconstruí-lo formando múltiplos desenhos por meio de pontos. 

Para além do trabalho, Beatriz tem uma forte ligação afetiva com a região. A loja da Ethos fica onde anteriormente moraram os pais da designer. Além disso, ela nasceu na casa que, atualmente, é o Centro Cultural Belchior, localizado na Rua dos Pacajús, paralela à dos Tabajaras. “Passei toda a minha vida aqui com esse mar. A minha família morou na casa onde hoje é a Ethos e foi lá que a minha mãe Fátima Castro, que também era designer, começou o ateliê dela. A Praia de Iracema é o meu lugar no mundo”, comenta Beatriz. 

Negro Piche

Moda gênero e ancestralidade estão na essência da Negro Piche, marca que nasceu no bairro Álvaro Weyne, na periferia de Fortaleza, e também escolheu a Rua dos Tabajaras como morada, em 2019. Liderada por Ionete Rodrigues e Iury Aldenhoff, mãe e filho, a empresa apresenta peças despojadas e coloridas, como camisas, saias e vestidos, confeccionadas em viscose e linho. 

Marca feita por pessoas pretas, a Negro Piche tem um posicionamento político e social bem definido. “Nós temos um comprometimento com as pessoas negras, com a vida negra, com o empoderamento negro e com a valorização de todos os corpos. Abrir a loja, logo na Rua dos Tabajaras, foi emocionante. É extremamente importante que pessoas negras ocupem outros espaços, para além da periferia”, comenta Iury.  

Pump

Coladinha com as lojas da Negro Piche e da marca de beachwear Flor do Brasil, que também é a cara do verão, a Pump é conhecida pelas peças fluidas e autorais com a cara da mulher nordestina. Bodies, cropped tops, saias, vestidos e macacões coloridos reinam entre as opções da marca.

Tropicana

A Praia de Iracema também foi o local escolhido pela artesã Larissa Lopes para abrigar o espaço físico da Tropicana, marca de design autoral especializada em acessórios sustentáveis. Além das peças assinadas pela artista, o espaço também reúne trabalhos de outros nomes da moda e do artesanato cearenses. A loja-ateliê traz um resgate à memória afetiva emulando o cenário de uma típica bodega.

A Tropicana tem se destacado no cenário da moda autoral com a criação e a comercialização de acessórios artesanais de baixo impacto ambiental. A marca de Larissa Lopes já realizou diversas colaborações com outros criadores, marcas e artistas cearenses entre os quais Studio Orla, Manu Bittencout, Marina Bitu, SAU e Ateliê SIL.

Criada em 2017, a Tropicana concentra em uma marca a produção autoral da artista que desenvolve sua obra, especialmente pelo design de acessórios a partir de memórias afetivas e ancestrais. O artesanato está na base da sua criação, que desenvolve todas as peças à mão, preservando as técnicas aprendidas e repassadas por sua família. O trabalho que Larissa Lopes vem desenvolvendo é unir o artesanato com a moda, promovendo integração entre as técnicas da arte manual com a sua experiência como personal stylist, diretora de arte e figurinista.

Ateliê SIL

Vestir corpo diversos tem sido o desejo da força da natureza que é Silvânia de Deus, apaixonada pela cidade, pelo bairro e pela rua onde abriu seu ateliê. Embora tenha um trabalho sólido na moda autoral cearense, Silvânia tem o traço fashion como apenas um dos caminhos pelos quais ela se expressa. No ateliê, além de abrigar marcas parceiras e valorizar produções de designers cearenses, ela promove cursos livres, ministrados por ela ou convidados.

Estendendo a atuação para além do próprio espaço físico da loja, Sil promove, na Rua dos Tabajaras, o Fuá da Sil, feirinha de gastronomia, moda, música e arte; e a Feira de Orgânicos, realizada em parceria com o filho, que estuda agroecologia.

LM Handmade Pieces

A Larissa Müller Handmade Pieces, carinhosamente conhecida como LM, nasceu em 2014, idealizada e criada pela designer de moda Larissa Müller. Por ter tido contato desde a infância com trabalhos manuais e ter criado apreço por eles, Larissa sentia falta de peças de vestuário “handmade” que tivessem um ar mais moderninho e principalmente modelagem atualizada.

Quase 10 anos depois a LM Handmade Pieces mostra que o crochê pode ser usado de diversas maneiras, nas mais diferentes ocasiões, de festas de casamento a viagens de família. Por oferecer também peças personalizadas de acordo com as preferências da cliente, a LM é uma marca presente na vida de mulheres que gostam de peças únicas

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE