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Fernanda Paiva, da Natura, relata como a marca cresceu com o projeto Natura Musical: “Está cada vez mais difícil se tornar relevante”

31 ago 2018 | Moda

Por Lucas Magno

Fernanda Paiva fez uma passagem relâmpago por Fortaleza para participar do MaxiModa 2018 como palestrante. Gerente de marketing da Natura, ela é o nome por trás do projeto Natura Musical. O mais interessante foi acompanhar como uma marca de cosméticos cresceu utilizando a música como ferramenta.

“O sentimento vem de um lugar muito íntimo. A emoção consegue processar sentimentos complexos de uma forma belíssima e isso é memorável. A gente [da Natura] sempre parte do que queremos causar enquanto sentimento, emoção, pra pensar na nossa estratégia de marketing de experiência. As pessoas têm muito mais acesso à informação e mudaram completamente a forma como elas compram. E porque é tão importante para uma marca do tamanho da Natura pensar nesse cenário? Porque hoje, com tanta informação na mão, quando um consumidor faz uma escolha, ele não está pensando só nele mesmo. Ele pensa na consequência daquele ato, em qual impacto vai causar enquanto impacto ambiental, social… eu vou comprar dessa marca porque eu quero apoiar desse comércio local, ou dessa nova marca? Esse é um pano de fundo importante para pensar em qualquer experiência”, disse ela.

Fotos: Camila Lima

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“A gente hoje tem um cenário que está cada dia mais difícil se tornar relevante, não só por conta desse hiperestímulo da comunicação,  de ferramentas, de tecnologia, mas quando a gente pensa, percebemos que o tempo de hoje é muito diferente do de 20 anos atrás. Tem falado se muito de Geracão Z aqui. Na minha época tinha um personagem na TV que tomava pinga, o Mussum. Isso hoje é impensável considera Eu tenho uma série de valores e eu vou gastar meu dinheiro com quem fala a mesma língua e com quem está comprometido com os mesmos valores que eu. Valores emergentes, a gente estar conectado com que as pessoas ambicionam, é fundamental”, completou.

Música é uma linguagem universal, bela, sutil, invisível, assim como perfume, que faz a gente lembrar de um lugar que é só nosso, de uma memória afetiva, de uma lembrança, de uma pessoa, de um lugar. Essa música é capaz de nos conectar emocionalmente com outras pessoas. A gente se lembra de amigos, namorados, festivais, baladas… A música fala muito também de um lugar de construção de identidade. Eu pertenço a esse Brasil, diverso, criativo, pulsante, colorido, miscigenado… isso é música brasileira”. E foi assim, pensando nesse conceito de música enquanto linguagem, que a Natura, em 2005, lançou o Natura Musical, que hoje é uma das principais plataformas institucionais de experiência de marca da empresa com foco em música brasileira.

O Natural Musical culminou na construção, inclusive, de uma ‘Casa’ de shows em São Paulo, que leva o nome do projeto. Fernanda abriu números e contou para a plateia que, com o projeto, a Natura conseguiu aumentar em 30% a visibilidade da marca na mídia espontânea, melhorou em 80% a percepção de imagem da empresa, além de ter aumentado em 50% o interesse de compra de produtos da marca de cosméticos.

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