A nova coleção da H&M chega às lojas no dia 11 de abril com uma novidade pra lá de especial. As novas peças são feitas a partir de materiais ecológicos, que incluem tecidos fabricados a partir de folhas de abacaxi, cascas de laranja e algas.

Com mais de 4.800 lojas ao redor do mundo, a proposta da marca é estimular mudanças no setor têxtil.

Três materiais serão utilizados na confeição das peças: piñatex, fibra laranja e espuma BLOOM, de acordo com matéria da Vogue americana.

Feito a partir da fibra de folhas de abacaxi, o tecido de piñatex atuará como alternativa para o uso de couro. Já a fibra de laranja, produzida pela empresa italiana Orange Fiber, também é um subproduto da produção da fruta. Ela é sintetizada a partir das cascas de laranjas usadas na indústria de sucos e que seriam jogadas fora. 

O terceiro material de origem sustentável, o BLOOM Foam, é uma espuma feita de biomassa de algas, que aparecerá nos sapatos da nova coleção. Em geral, as solas convencionais são feitas de derivados de petróleo, tendo uma origem fóssil e poluente. De acordo com a BLOOM Foam, sapatos feitos com o seu material evitam que o equivalente a 225 garrafas plásticas de água retornem para o ambiente.