2 set 2024 | Moda
Estilista criou dois produtos exclusivos para comercialização no marketplace da companhia. Bolsa e chapéu são desenvolvidos pelas artesãs cearenses da Fibrarte a partir de fibra de bananeira
Nesta segunda-feira (2), a marca cearense Marina Bitu promoveu um almoço para apresentar a parceira com o projeto Mundo Social Magalu, que busca destacar o empreendedorismo feminino e a valorização do artesanato brasileiro. A ação foi celebrada no restaurante Mayú, onde as duas peças exclusivas que compõem a collab foram reveladas: uma bolsa “minaudiere” e um chapéu estilo bucket, ambas confeccionadas a partir da fibra de bananeira com técnicas de crochet, produzidas pelas artesãs da associação Fibrarte.
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O Mundo Social Magalu, criado há quatro anos com o objetivo de impulsionar negócios de impacto social positivo, encontrou na Marina Bitu um parceria ideal para promover a cultura e o artesanato nordestino. As peças da colaboração foram desenvolvidas em parceria com a Fibrarte, uma associação fundada em 2011 no município de Missão Velha, no Ceará, que reúne 17 mulheres artesãs. Elas transformam a fibra de bananeiras em produtos únicos, utilizando um processo 100% manual que valoriza o que seria descartado.
As peças exclusivas foram apresentadas ao público pela primeira vez nas passarelas do DFB Festival, em julho, um dos maiores eventos de moda do Nordeste. A bolsa “minaudiere” será vendida por até R$ 179, enquanto o chapéu bucket estará disponível por até R$ 359, exclusivamente na plataforma do Mundo Social Magalu, da Magazine Luiza, a partir de 10 de setembro.
Cecília Baima, cofundadora da Marina Bitu, compartilhou a experiência de trabalhar com a Fibrarte: “Conhecer a Fibrarte de perto foi um grande aprendizado para nós da Marina Bitu. Tivemos a oportunidade de acompanhar o trabalho de mulheres de fibra, como são chamadas, que atuam em equipe, com garra, colaboração e, acima de tudo, empatia.”
A colaboração é um reflexo dos valores e missões de ambas as entidades. De um lado, o Magalu, uma das maiores varejistas do Brasil, fundada por uma mulher em 1957 e comprometida com o empoderamento feminino e a inclusão social. Do outro, a Marina Bitu, uma marca regional liderada por mulheres que buscam perpetuar o artesanato ancestral e contar histórias sobre a diversidade cultural do Brasil através da moda.
“Olhar para a diversidade cultural que temos em nosso país, para os saberes ancestrais e o fazer manual, é extremamente enriquecedor e um pilar que carregamos conosco desde a fundação de nossa marca. Esse projeto ao lado do Mundo Social chega para reforçar ainda mais esse propósito, levando a mensagem para mais pessoas”, declarou Marina Bitu.
Raíssa Aryadne, responsável pelo Mundo Social Magalu, destacou a importância da parceria: “Poder dar acesso e levar, não apenas o trabalho das mulheres do Fibrarte, mas também artigos exclusivos da Marina Bitu, aos nossos milhões de clientes é mais um passo em direção a cumprir a principal missão do Mundo Social Magalu.”