logo

Nathalia Canamary lança coleção de joias utilizando granito

Por Redação
Nathalia Canamary lança coleção de joias utilizando granito
A joalheira Nathalia Canamary lançou a coleção “Rosa Iracema”, trabalho desenvolvido junto a um lapidário. (Foto: Divulgação)

A joalheira Nathalia Canamary lançou a coleção “Rosa Iracema”. Ela revela que como em outras coleções, o processo de confecção foi protagonista, guiando o desenho das novas peças. O trabalho, que utilizou granito, detalha, foi desenvolvido junto a um lapidário, onde foram testadas possibilidades de cortes e acabamentos em sobras de marmorarias que já não tinham mais uso para revestimento. “Um trabalho de upcycling (reutilização, em português)”, conta. 

LEIA MAIS >> Água de Coco e Cola Cola lançam inspirada no amor colorido

Lu Carvalho aponta os melhores tecidos para usar no colar do verão

A inspiração para a coleção, confirma, foi uma pedra local chamada “Rosa Iracema”. “Trata-se de um granito, que foi muito usado na construção civil na década de 90, mas logo depois caiu em desuso e hoje já não é tão valorizado. Uma pedra que mescla os tons de rosa, branco, cinza e preto e que nos inspirou na criação desta coleção”, detalha. 

De acordo com ela, no processo de confecção das peças, o granito, uma pedra composta por vários minerais, rachava e rompia, dificultando a lapidação. “Daí surgiu a ideia de usar também seus fragmentos nas peças. Algumas delas tem a pedra lapidada e outras seus fragmentos, formando uma superfície áspera, como a de uma pedra bruta”, conta. 

Além disso, destaca, o ateliê lançou uma edição especial da coleção “Rosa Iracema”, utilizando outra pedra brasileira: Granito Verde Ubatuba. De acordo com ela, a pedra tem origem no sudeste do Brasil. “Apesar do ‘verde’ de seu nome, tem uma coloração bem escura, quase preta”, completa. 

(Foto: Divulgação)

“Escolher um material comum para fazer joias é um exercício de olhar ao redor, para os materiais que fazem parte da nossa rotina e dar a estes uma nova vida. Experimentar e descobrir que possibilidades ele nos traz. Procurar beleza no cotidiano, ressignificar e valorizar algo nosso. O resultado final é um desenho limpo, simples e que busca valorizar a beleza desta pedra que estava passando despercebida”, enfatiza ela. 

Lançamento

As joias já estão disponíveis no site oficial da Nathalia Canamary, onde é possível conhecer toda a coleção “Rosa Iracema”. Além disso, as peças estão disponíveis na loja física I.NOVA, no Shopping Iguatemi Fortaleza até o fim de março. No Instagram, você confere mais cliques da coleção. 

Veja também