4 out 2023 | Moda
A temporada de moda se encerrou em solo parisiense, com o Paris Fashion Week, que aconteceu entre os dias 25 de setembro e 3 de outubro
O Paris Fashion Week chegou ao fim nessa terça-feira (3), e, com ele, também se encerrou mais uma temporada do mês da moda. Os desfiles começaram a ser realizados desde o dia 25 de setembro, levando grandes marcas às passarelas, como Saint Laurent, Dior, Balmain, Alexander McQueen, Stella McCartney, Balenciaga, Valentino, Chanel, Miu Miu e outras.
LEIA MAIS >> 10 looks inusitados desfilados na Paris Fashion Week
Crocs lança collab inédita com o grupo de k-pop Aespa
Com muitas novidades, algumas das que mais agitaram a semana de moda parisiense foi a saída de Sarah Burton da Alexander McQueen e o retorno de Mugler e Maison Margiela às passarelas. Gabriela Hearts também se despediu da Chloé, enquanto o estilista Stefano Gallici fez sua estreia na direção criativa da Ann Demeulemeester, após a saída de Ludovic de Saint Sernin.
Para fazer um resumão dos principais momentos da Paris Fashion Week 2023, a equipe da Plataforma MT reuniu alguns desfiles dos nove dias da última temporada da semana de moda, em solo parisiense, com fotos do site Fashion Network. A plataforma também disponibilizou imagens de todos os desfiles das marcas presentes na edição, em Paris, Nova Iorque, Londres e Milão.
Os dois primeiros dias de Paris Fashion Week 2023 foram marcados por desfiles das marcas Peter Do, Dior, Germanier, Victoria Tomas, CFCL e Saint Laurent. A coleção apresentada pela Dior foi criada pela estilista italiana Maria Grazia Chiuri, que se inspirou em “bruxas modernas”, levando um conceito que foi na contramão do que se espera, com alfaiataria, transparência e comprimento midi.
Já a Saint Laurent trouxe à tona um pouco mais do DNA da marca. O designer Anthony Vaccarello apresentou uma coleção com jaquetas, calças cargo, vestidos tubinhos, macacões, transparência e tons terrosos. Alguns looks, boa parte com grandes bolsos, foram desfilados tendo como complemento óculos de sol, lenços cobrindo os cabelos, luvas e brincos exuberantes.
A marca homônima Peter Do apresentou uma coleção minimalista, com tons predominantemente em preto e branco. Detalhes em vermelho, alfaitaria, transparência, bolsa de mão e botas foram outros pontos fortes do desfile. O designer, que apresentou sua primeira criação na semana de moda em Nova Iorque, também teve a chance de mostrar sua criatividade em Paris.
O terceiro dia de Paris Fashion Week 2023 foi marcado pelos desfiles de outras seis marcas: Marni, Dries Van Noten, Balmain, Undercover, Courrèges e Acne Studios. A Balmain, que teve 50 peças da coleção de primavera/verão roubadas no começo de setembro, apresentou criações apaixonadas pela primavera, com muitas flores e cores vibrantes, obras do designer Olivier Rousteing.
A coleção da Marni, assinada por Francesco Risso, chegou em Paris depois de passar por Tóquio e Nova Iorque, cheia de peças xadrezes, listradas, com cores de primavera e flores. Vestidos e saias bufantes também foram apostas fortes da marca, além de transparência, meias de cano alto, sobreposições elegantes e sapatilhas – as quais têm voltado com tudo nos últimos meses.
Três vestidos que se destacavam no escuro, com flores e borboletas – quase um jardim completo -, foram um dos pontos mais altos e comentados do desfile da Undercover. A coleção, assinada por Jun Takahashi, usou o tule em praticamente todos os looks, além de alfaiataria, texturas e estampas, sendo a última bem explorada com desenhos de rostos, poá e traços abstratos.
Outras seis marcas desfilaram no quarto dia de Paris Fashion Week 2023: Schiaparelli, Rabanne, Givenchy, Chloé, Rick Owens e Isabel Marants. A grande surpresa do dia foi a participação da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro, no encerramento do desfile da Chloé. O momento também marcou a saída de Gabriela Hearst da marca francesa.
A última coleção da designer para a Chloé, após quase três anos de trabalho para a marca, apresentou vestidos texturizados, mangas bufantes, cores neutras e, claro, flores de primavera. A apresentação da escola de samba ao fim do desfile, com looks personalizados com as cores da Magueira, se deu como uma forma de Gabriela celebrar suas raízes latinas, já que a mãe já desfilou pela escola.
Já Schiaparelli surpreendeu com a coleção de primavera de Daniel Roseberry, que, inspirado no vestido de lagosta criado por Salvador Dalí em colaboração com Elsa Schiaparelli, em 1937, recriou a identidade visual da peça por meio de um colar dourado e de uma saia longa. O desfile da marca foi finalizado com a modelo Kendall Jenner, que surgiu com um vestido tubinho vermelho.
O quinto dia de Paris Fashion Week 2023 foi marcado pelo desfile de sete outras marcas: Loewe, Issey Miyake, Coperni, Giambattista Valli, Yohji Yamamoto, Nina Ricci e Victoria Beckham. A grife Giambattista Valli incorporou a primavera por meio de tons claros e vivos, além de estampas, croppeds, vestidos de alcinha, maiô, tops, laços, bordados e, não menos importante, flores.
Por outro lado, Yohji Yamamoto quis fazer uma leitura da primavera com uma coleção com todas as criações na cor preta. Cintura baixa, tênis, óculos de sol, tule, transparência, cintos, mix de colares, tiras e bordados foram detalhes que não passaram despercebidos durante o desfile da marca homônima. O estilista japonês também explorou recortes assimétricos, franjas e babados.
O sexto dia de Paris Fashion Week 2023 trouxe novidades: a despedida de Sarah Burton da Alexander McQueen, que apresentou uma coleção com peças estruturadas, com flores e alfaiataria. A modelo Naomi Campbell desfilou na ocasião para a grife. Além da marca, Hermès, Andreas Kronthaler for Vivienne Westwood, Comme des Garçons, Noir Kei Ninomiya e Elie Saab também apresentaram suas coleções.
Andreas Kronthaler realizou o segundo desfile após a morte da esposa, Vivienne Westwood, no ano passado, apresentando uma coleção, cheia de cores, que revisitou ideias arquivadas que estavam dentro do closet da estilista britânica. O designer selecionou 34 visuais nostálgicos, com a presença de botas com salto plataforma, adereços na cabeça, capa, capuz e mix de estampas.
O sétimo dia de Paris Fashion Week 2023 foi marcado pelos desfiles das marcas Valentino, Balenciaga, Ottolinger, Casablanca e Y/Project. A coleção da Valentino passeou entre tons neutros, predominantemente com peças brancas, pretas e cinzas, com recortes cheios de simetria, caimentos belíssimos, flores, jeans e alfaiataria. Os looks foram assinados pelo estilista Pierpaolo Piccioli.
Já a Ottolinger apresentou sua nova coleção no PFW 2023, explorando peças descoladas e ousadas, com micro-shorts, tops, transparência e recortes sem simetria. Cofundada por Cosima Gradient e Christa Bösch, a marca apresentou uma técnica, muito explorada por Jean-Paul Gaultier, que cria a ilusão de ótica de um blazer por cima de uma camisa social com gravata.
O penúltimo dia de Paris Fashion Week 2023, um dos mais comentados, reservou a presença das marcas Mugler, Stella McCartney, Zimmermann, Sacai, Louis Vuitton e Maison Margiela. A Mugler realizou um desfile repleto de celebridades no casting, como Angela Bassett, Anok Yai e Paris Hilton. A coleção, criada por Casey Cadwallader, apresentou peças bodycon, alfaiatarias e caudas de chiffon.
Nicolas Ghesquière, à frente da Louis Vuitton feminina, pareceu fazer uma viagem no século passado com a coleção de primavera, que trouxe looks listrados, xadrezes, espartilhos e jaquetas quase que no estilo colegial. A meia-calça foi um dos detalhes mais presentes no desfile da marca, além de silhuetas fluidas, minissaias plissadas e volume reduzido nos ombros.