Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]

Redação:

[email protected]

SPFW N58: veja marcas cearenses que desfilam no evento

16 out 2024 | Moda

Por Tainã Maciel

Semana de moda iniciou na segunda-feira (14);
quatro marcas do Ceará estão no line-up
A marca cearense Catarina Mina estreou no SPFW 57 (Foto: Reprodução/Instagram)

A 58ª edição do São Paulo Fashion Week, maior evento de moda da América Latina, teve início na segunda-feira (14) e segue até o dia 21 de outubro, em São Paulo. Um dos principais polos da indústria têxtil no Brasil, o estado do Ceará conta com quatro marcas representantes na fashion week: Catarina Mina, David Lee, Lino Villaventura e SAU Swim.

LEIA MAIS >> SPFW+N58: confira line-up atualizado do evento

Cinco truques de styling para fugir do óbvio na hora de se vestir

Catarina Mina

Após sua estreia no SPFW 57, a marca cearense Catarina Mina retorna à passarela do evento com a coleção “Herdeiras do Futuro“, na quinta-feira (17), às 20h30, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera.

“A coleção é um convite para imaginarmos juntos um futuro possível, orientado por ações de sustentabilidade – uma utopia necessária para construir um ‘agora’ mais criativo e ativo. Acreditamos que o imaginário coletivo muitas vezes não abraça essas reflexões, e nosso trabalho busca desenhar esse futuro enquanto fortalece o artesanal para suas herdeiras: as artesãs”, comenta Celina Hissa, diretora criativa da marca.

SPFW N58: veja marcas cearenses que desfilam no evento
Com mais de 18 anos de história, Catarina Mina promove o protagonismo das
artesãs cearenses (Foto: Reprodução/Instagram)

A marca apresenta 35 looks em um artesanato menos romântico e mais moderno que explora padrões geométricos, com uma paleta de tons primários como azul e vermelho fortes, off-white e dourado. As peças utilizam técnicas de crochê – parte essencial do DNA da marca –, a renda de filé, bordado característico de Jaguaribe, o bilro, uma arte dominada pelas rendeiras de Trairi, além do bordado e o macramê, técnica de tecelagem manual feita com nós.

Os materiais presentes na alfaiataria de Catarina Mina incluem gaze de seda e linho com detalhes em tricô, enquanto os acessórios incorporam a palha de carnaúba, conhecida como árvore da vida, a palha de bananeira e de balboa.

O novo material incorporado nesta coleção é a borracha amazônica, fruto da parceria com a Da Tribu, marca referência em moda sustentável desde 2009 criada por Kátia Fagundes e Tainah Fagundes (mãe e filha), que valorizam os saberes tradicionais e a produção consciente.

David Lee

Sempre em movimento, David Lee apresenta a coleção “LESTE, OESTE” no domingo (20), às 16h, no Pavilhão das Culturas Brasileiras. A marca levanta a bandeira de que o verdadeiro cartão postal do Nordeste, não são as paisagens bonitas de praia, são suas cores em artesania e sua gente. “Nosso próximo desfile na SPFW N58, daremos mais atenção ao processo, um olhar pra dentro, quase que no avesso da peça”, afirma num breve spoiler, o diretor criativo da marca homônima.

A renda é um patrimônio histórico diplomático, transita do sertão ao litoral com maestria. Rebordada ou aplicada, vem em destaque num bloco exclusivo e para uso sem moderação, através do bilro e redendê. Já o crochê sempre elevado a máxima potência, surgirá no desfile como uma iguaria nordestina, propondo a manualidade criativa e madura.

“Essa coleção vem evidenciando bastidores do fazer manual que a gente não vê por aí, são verdadeiras joias têxteis, que contam muito mais sobre a sabedoria e inventividade das nossas artesãs, do que somente a beleza da peça”, comenta.

O mix de alfaiataria clássica em couro, traz referências aos jangadeiros, personagens heróicos que inspiram o design hiperurbano desse litoral. “O percurso iconográfico do couro é identitários do nordestino, mas pode ser contado em uma outra versão, desvinculando a tradicionalidade e deslocando, inclusive, o material – estamos usamos o couro sintético – como uma parte da beleza dessa paisagem que a David Lee quer mostrar”.

Lino Villaventura

Paraense radicado no Ceará, o estilista Lino Villaventura desfila, na SPFW, fechando a programação de domingo (20), às 21h30, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera. Primordialmente, o veterano da semana de moda promete manter a identidade da marca, já reconhecida internacionalmente.

Como resultado de peças feitas à mão e em moulage, bordados, aplicações, encaixes e volumes serão evidenciados nos looks, com desenhos inteligentes e tecnológicos. Nas redes, o estilista divulgou bastidores da coleção:

SAU Swin

Para o seu segundo desfile nas passarelas do São Paulo Fashion Week, a SAU Swim, marca cearense fundada em 2021, apresenta uma coleção inspirada no livro “Aurora: O Despertar da Mulher Exausta“, de Marcela Ceribelli, publicado pela editora HarperCollins. Os looks serão apresentados na sexta-feira (18), às 16h, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera.

Inspiradas pelas dores e prazeres de ser uma mulher nos dias atuais, as fundadoras da marca, Marina Bitu e Yasmim Nobre, trazem para o Alto Verão 24/25 a essência do despertar feminino em 24 looks. Peças com fios vermelhos emaranhados, estampas degradê, tecidos trançados, detalhes orgânicos de metal e formas florais são algumas das escolhas feitas para representar o renascimento, a autenticidade e a força da mulher contemporânea.

Dividido em cinco capítulos que fazem referência ao livro de Marcela Ceribelli, o conceito do desfile explora temas profundos da experiência feminina, como a relação com a ansiedade, os papéis de gênero e as culpas que acompanham a jornada da mulher, culminando em um capítulo otimista de renascimento e liberdade.

Além do destaque ao livro na passarela, cada capítulo será marcado por inserções de voz da própria CEO e diretora criativa da plataforma de mídia brasileira Obvious, trazendo ainda mais potência e proximidade para a narrativa.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE