20 fev 2024 | Moda
Nova produção da Apple TV+ mergulha na história da alta-costura parisiense do século XX durante a Segunda Guerra Mundial
Prato cheio para os amantes da moda, a série ‘The New Look‘ – nova produção da Apple TV+ – aborda a ascensão de Christian Dior, entrelaçada com outros estilistas como Coco Chanel e a tensão do período marcado pela Segunda Guerra Mundial. Apesar de focar no contexto histórico, uma série sobre ícones do universo fashion não poderia deixar de ter um figurino à altura. Quem abraçou essa missão foi Karen Muller Serreau, figurinista que mergulhou na alta-costura parisiense do século XX para dar vida aos personagens.
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Criada por Todd A. Kessler, “The New Look” é ambientada durante a ocupação nazista de Paris e mostra o impacto da guerra na vida pessoal e nas criações de Dior. Na produção, que ainda traz nomes como Pierre Balmain e Cristóbal Balenciaga, a moda ajuda a ilustrar não só a estética, filosofias e abordagens distintas, mas também a personalidade e os valores dos grandes designers.
Para a série, a figurinista fez uma visita ao Dior Heritage, o tesouro secreto da história da maison, onde os diretores criativos exploram continuamente designs anteriores em busca de novas inspirações. Ela também pesquisou mostras de tecidos, cores, cobertura da imprensa da época e ilustrações de coleções, começando com a estreia da Dior na primavera/verão de 1947. No final, Muller e especialistas da Dior determinaram looks que melhor exibiam as assinaturas do designer para serem reconstruídos. O resultado pode ser conferido já nas primeiras cenas da nova produção.
Nos primeiros cinco minutos de “The New Look“, um círculo de modelos começa a passear sob aplausos estrondosos na Sorbonne Université, uma retrospectiva do desfile da Dior no local em 1955.
A cena abre com o vestido branco Première Soirée, coberto por delicados babados florais com contas de pérolas penduradas, seguido por um vestido azul sem alças, o Soirée d’Asie – também da coleção de alta costura outono/inverno 1955 -, com botões forrados de seda e um laço assimétrico nas costas.
Em entrevista ao site The Zoe Report, Karen Muller Serreau afirma que a retrospectiva, em específico, foi pontuada pelas cores para dar uma visão mais ampla do trabalho da Dior. Os looks seguem em um fluxo constante de peças célebres da Dior em tons marcantes, desde o tule amarelo creme Soirée à Rio até o escultural Soirée à Londres com ombros largos, da linha outono/inverno 1955 da maison.
E o que falar da icônica Bar Jacket Suit, o famoso ‘New Look’ de Dior, quando a peça aparece na tela? Para recriar a roupa, Muller Serreau seguiu meticulosamente o formato esculpido da cintura estreita criado por Christian que trouxe otimismo à sombria era do pós-guerra. Vale ressaltar que a Bar Jacket desencadeou uma revolução na moda, comparada no século 20 apenas com o lançamento da minissaia por Mary Quant.
Na série, o ator Ben Mendelsohn dá vida ao personagem central da história. Para seu figurino, Muller Serreau também utilizou o Dior Heritage para idealizar um guarda-roupa escuro e simplificado, fiel ao estilo pessoal de Dior, que gostava de usar terno e gravata.
À medida que a história remonta a 1943, três anos após o início da ocupação nazista de Paris, Christian aparece usando camisa com o botão de cima aberto, sem gravata, ou fica sem paletó, mostrando os suspensórios. Ele se sente mais discreto e focado em seu ofício, em vez de planejar administrar sua própria marca – especialmente em comparação com o esforçado Pierre Balmain (Thomas Poitevin).
“The New Look” também resgata o momento em que Dior cria um vestido de baile – em parceria com o designer Lucien Lelong – com decote em coração, em rosa coral, para um baile de boas-vindas ao Chefe da Inteligência Estrangeira nazista. A figurinista baseou o design em esboços históricos que Dior desenhou para Lelong, além de uma cor popular da época.
Já para retratar Coco Chanel, interpretada na série por Juliette Binoche, Karen teve que realizar um trabalho de detetive. Isso porque no início da Segunda Guerra Mundial, Chanel fechou sua boutique parisiense e retornou em 1955. A documentação da marca (e de qualquer trabalho) durante esse período permanece limitada. Então, Muller estudou fotos antes e depois dessa época para traçar um arco de calças largas em tons neutros, terninhos com saia peplum, blusas de gola redonda, vestidos extravagantes e chiques de Coco.
Os looks de Chanel que vemos na tela são todos inspirações, e não cópias. A figurinista customizou o guarda-roupa de Coco com combinações de roupas “masculinas/femininas” e uma infinidade de chapéus.
Alguns figurinos em “The New Look” são peças-chave para transmitir o contexto histórico e a tensão da guerra, a exemplo do vestido preto de renda que Coco Chanel usa em jantar com o líder genocida do Reich, Heinrich Himmler (Thure Lindhardt).
Na época, Coco inicia a sua colaboração com nazistas para libertar o seu amado sobrinho André (Joseph Oliveness) de um campo brutal e a parceria se intensifica à medida que ela também tenta preservar o seu negócio. Apesar de apreensiva, a personagem não perde a classe e dá uma lição de alta-costura durante a cena.
“Tudo o que você vê diante de você é produzido à mão”, diz ela, apontando para seu vestido brilhante. “Os tecidos de alta qualidade, o que há de mais moderno, na verdade, são necessárias 366 horas no mínimo para criá-lo. O melhor dos melhores”, comenta.
Em entrevistas, Muller Serreau confirma que ela e suas costureiras dedicaram horas e esforço máximo na peça para apoiar a mensagem de Coco sobre a importância da alta-costura. “Sempre pensamos na Chanel em preto e branco, mas ela gostava de vermelho. Por isso injetamos um pouco, o que deu a ela um caráter forte. Estávamos transmitindo essa força, que era o que ela precisava naquele momento para sobreviver. Toda a série é sobre sobrevivência”, contou a figurinista ao site The Zoe Report.
Com 10 episódios, “The New Look” chegou ao catálogo da Apple TV+ no dia 14 de fevereiro. Os episódios serão divulgados semanalmente às quartas-feiras, até 3 de abril. Assista ao trailer: