A cearense Valentina Sampaio estrela um especial de 14 páginas da edição de junho da revista “Vanity Fair“. A publicação ainda traz um perfil da modelo transexual e de sua carreira meteórica.

Valentina nasceu em Aquiraz e é filha de um pescador e de uma professora. Ela foi lançada no mercado pela JOY Model, de Liliana Gomes e Marcelo Fonseca.

Para a “Vanity Fair”, Valentina foi fotografada por Giovanni Gastel e a beleza do ensaio foi assinada por Stefano Gatti e Silvia Dell’Orte. Ainda em entrevista à publicação, ela confirmou o namoro com um italiano e falou sobre o uso de joias em sua rotina. “Prefiro colares e braceletes discretos”.

Decisão

Vale destacar que, na última segunda-feira (18), a Organização Mundial da Saúde anunciou que a transexualidade foi retirada da lista de doenças e transtornos mentais.

Ao “Universa”, Valentina comentou sobre a decisão: “O fato de a transexualidade ter integrado a lista de doenças causava constrangimento e uma enorme gama de problemas sociais. É importante sermos retiradas dessa classificação vergonhosa, mas não podemos negar que é algo tardio. Por mais que seja uma vitória, vivemos à mercê de migalhas“.

“É uma condição natural. Ninguém deve ser penalizado e nem exaltado por isso. Somos transgêneros, mas antes disso somos humanos, como todos. No final das contas, o que poderá cortar o preconceito pela raiz é somente a informação e o respeito ao próximo“, acrescentou.