Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Escolas da rede municipal recebem projeto com foco em sustentabilidade

6 set 2022 | MT Acontece

Por Redação

A ação prevê um cronograma semanal com a participação do vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista

O vice-prefeito Élcio Batista mediará jogos interativos nas escolas (Foto: Divulgação)

Neste mês de setembro, a Prefeitura de Fortaleza inicia o projeto Fortaleza Futuro Sustentável, em 12 Escolas de Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino. A ação prevê um cronograma semanal, onde cerca de 120 estudantes dos 8º e 9º anos de cada unidade escolar terão a oportunidade de participar de rodas de conversa e de jogo interativo mediado pelo vice-prefeito Élcio Batista. A partir de um quiz, os adolescentes serão incentivados a pensarem projetos de vida em sintonia com a construção de uma cidade mais sustentável, integrada, criativa e acessível.

LEIA MAIS >> 73º Salão de Abril é inaugurado com evento aberto ao público

Prefeitura de Fortaleza inaugura nova rede de equipamentos para a juventude

“O ponto de partida e de chegada das políticas públicas são as pessoas. A Educação é uma forte aliada na difusão da importância do Planejamento Urbano Sustentável, tendo como base os ODS da ONU, a Nova Agenda Urbana, o plano Fortaleza 2040, a compreensão do selo da Unesco, e de Fortaleza, enquanto Cidade Criativa do Design. Nesse sentido, queremos semear no presente, junto a jovens líderes, a construção de um futuro sustentável para todos e todas”, afirma o vice-prefeito.

A promoção do protagonismo juvenil é um dos objetivos do projeto (Foto: Divulgação)

As atividades acontecerão sempre às quintas-feiras, das 9h às 10h30, nas unidades de ensino de tempo integral. Dentre as 12 escolas contempladas pela iniciativa, estão: ETI Leonel Brizola, no Planalto Ayrton Senna; ETI Aldemir Martins, na Barra do Ceará; ETI Hildete de Sá Brasil, no Mondubim; ETI Dom Antonio de Almeida Lustosa, na Granja Lisboa; ETI Laís Rodrigues, no Curió; ETI Maria Odete Colares, em Messejana; ETI Prisco Bezerra, no Conjunto Ceará, e ETI Prof. José Júlio da Ponte, na Bela Vista.

A Secretaria Municipal de Educação considera a ação de grande relevância para os alunos da Rede Municipal, tendo em vista a promoção do protagonismo juvenil e a associação da atividade com o Projeto de Vida, aspecto primordial já trabalhado nas unidades de Tempo Integral do município, e a Sustentabilidade.

“Entendemos que a criança e o adolescente guardam em si a força da mudança de sua própria história, apoiados por uma visão de futuro de si e das oportunidades que estão ao seu alcance. Essa é a força do Projeto de Vida. Cada estudante se torna vetor de transformação quando amplia a visão para o outro, para o seu lugar no mundo. A partir da iniciativa do Projeto Fortaleza Futuro Sustentável, espera-se sensibilizar e motivar os estudantes a um movimento coletivo de pertencimento, reconhecendo-se como agente de mudança na sua escola, na sua família e em sua comunidade”, destaca a secretária da Educação, Dalila Saldanha, sobre o projeto.

A gestora destaca ainda que o projeto está também alinhado ao currículo da Rede Municipal ao trabalhar a Sustentabilidade, ainda mais fortalecida, neste ano, com a adoção dos ODS como temática principal dentro de diversas atividades do calendário escolar.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE