Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Escolas de Fortaleza recebem murais de artistas locais

10 mar 2023 | MT Acontece

Por Redação

A inauguração do mural “O Cangaceiro e a Rosa”, na escola Hildete de Sá Cavalcante, teve a presença de artistas, autoridades municipais e executivos da empresa parceira do projeto.

Alberto Gadanha, Carlos Jardel, Elpídio Nogueira, Mariana Mota, Dalila Saldanha, Élcio Batista, Ubiratan Teixeira, Davi Gomes, Angela Leal e Ticiana Mota (Foto: Jamia Figueredo)

A escola Hildete de Sá Cavalcante, no Mondubim, recebeu nesta quinta-feira (9), uma intervenção artística com o mural “O Cangaceiro e a Rosa”, que faz parte do Projeto Painéis Artísticos nas Escolas. Autoridades municipais, artistas e convidados estiveram presentes na inauguração do primeiro mural das 40 escolas que fazem parte do movimento.

LEIA MAIS >> Relembre personalidades que passaram pelo projeto Mulheres Extraordinárias

Museu da Fotografia Fortaleza comemora seis anos com exposição de Daniel Taveira

O vice-prefeito de Fortaleza, Écio Batista, durante a solenidade ressaltou a importância que é a oportunidade que os murais inauguram na arquitetura escolar. “ É uma contribuição para o capital cultural dos nossos estudantes”, definiu o vice.

O Secretário da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, que também estava presente, afirma que a ação é mais uma entre uma série de reafirmam a posição de Fortaleza como Cidade Criativa do Design. “A inauguração do mural do Carlos Jardel é o primeiro passo de algo que vai marcar a cultura da cidade. Até o final da gestão, o prefeito José Sarto vai entregar 40 murais de diferentes artistas da cidade”, complementa Élpídio.

Carlos Jardel, Ticiana Mota, Mariana Mota e Élcio Batista (Foto: Jamia Figueredo)

Durante a inauguração, o artista Carlos Jardel contou sua trajetória com o desenho, que teve início durante a infância, quando ele estudava em uma escola pública. “Eu sinto que esse projeto é uma forma de dar visibilidade às vozes da rua, dos ancestrais, do povo, da comunidade e também dos excluídos”, comentou o artista.

Para a secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha, os murais nas escolas são um exemplo da integração entre setor privado, artistas, educação e cultura. “É o que queremos, proporcionar experiências que auxiliem no desenvolvimento artístico e cultural dos nossos estudantes”, afirma Dalila.

Projeto Painéis Artísticos nas Escolas

 Em uma parceria entre setor público (Prefeitura e Estado), privado (CERBRAS) e sociedade civil (Artistas), o projeto selecionou 40 escolas pelo Edital Painéis Artísticos para contemplar conhecimento, arte, educação, cultura e o design. Serão produzidos nas escolas murais em cerâmicas pela fábrica de revestimentos cerâmicos e de porcelanatos, Cerbras, parceira da Prefeitura de Fortaleza.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE