Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

comercial@marciatravessoni.com.br
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Redação:

conteudo@marciatravessoni.com.br
conteudo1@marciatravessoni.com.br

MT Indica #2

Os 10 melhores restaurantes do Ceará

O novo MT Indica traz os melhores do Ceará, em clima de The Best Of!

A votação já está aberta! Clique AQUI e vote no seu restaurante preferido!

 

CONFIRA TAMBÉM > Os 10 melhores hotéis do Ceará

Publicidade

Por Redação

Fotos Divulgação

Uru Restaurante

Localizado na praia de Icaraizinho de Amontada, o Uru Restaurante valoriza os sabores e ingredientes do litoral oeste cearense. O chef Léo Gonçalves, eleito três vezes “Chef do Ano” pela Revista Veja, é quem assina o menu e comanda o estabelecimento inaugurado em 2018.

 

O cardápio segue o mesmo conceito de “O Mar Menino”, primeiro restaurante do chef pernambucano em Fortaleza. A cozinha regional, autoral e criativa de Léo valoriza os insumos locais. Atum, sururu, linguiças artesanais e até o melaço de cana usado em algumas receitas são adquiridos em cidades como Itarema, Jaguaribe, Itapipoca e Patos. A essa culinária representativa e cultural, o chef dá o nome de Cozinha DOC (Denominação de Origem Cearense).

 

O resultado são pratos inusitados, como o Tartam de atum, torresmo e tangerina e a Costelinha acompanhada de maracujá e grolado de beterraba.

 

Uru fica situado dentro da Pousada Café Zapata, a poucos metros da praia. O percurso de carro de Fortaleza até lá dura, em média, 2h30.

Uru Restaurante

Chef Léo Gonçalves

Uru Restaurante

Uru Restaurante

Carbone Steakhouse

Carnes nobres são a especialidade do Carbone Steakhouse. Inaugurado em novembro de 2020, no BS Design Corporate Towers, em Fortaleza, o restaurante tem o fogo como inspiração e explora a gastronomia cearense através de ingredientes como caju, coco e rapadura. De acordo com o chef argentino Alejandro Peyrou, que assina o cardápio, tudo passa pela brasa, pela fumaça, dando um toque especial no sabor do prato final. 

 

Dessa mistura, nascem receitas como Salmão Carbone ou Arroz tostado. Já o menu de bebidas é a opção para curtir o #FireHour, tradicional happy hour do restaurante, com descontos de até 50% em bebidas e petiscos.

 

Com capacidade para receber 210 pessoas, a casa de carnes comandada pelos sócios Rodrigo, Ciro e Vitor Moreira também une gastronomia e arquitetura moderna. A estrutura climatizada e o espaço ao ar livre dividem as atenções com a cozinha de vidro que permite aos clientes acompanhar o preparo das receitas em tempo real.

Carbone Steakhouse é famoso pelo happy hour

Carbone Steakhouse

Carbone Steakhouse

Carbone Steakhouse

Cozinha aberta do Carbone SteakHouse

Mayú 

O Mayú Cozinha Criativa se consolidou pela comida autoral. O nome de origem Tremembé significa comer e é um convite para experiências gastronômicas. Instalado no Senac Reference, no bairro da Aldeota, o restaurante possui menus temáticos para almoço e jantar e se diferencia pela diversidade de sabores regionais, nacionais e internacionais.

 

O menu de almoço, assinado pela equipe do chef Ivan Prado, é composto por entrada, prato principal e sobremesa. Semanalmente, de segunda a sexta, o público pode conferir o cardápio temático com referências às cozinhas Asiática, Espanhola, Italiana e Francesa.

 

Já o menu do jantar é no formato degustação e privilegia os ingredientes locais que dialogam com os sabores do Brasil. Os pratos homenageiam os três biomas do Ceará – mar, serra e sertão – e as comidas típicas de várias regiões do País. As receitas, que mudam a cada três meses, são servidas em cinco ou oito etapas, sendo a segunda opção acompanhada de uma carta de drinks especiais para harmonizar.

 

Detalhe para a cozinha aberta e as janelas vitrais do restaurante, que permitem uma vista panorâmica da capital cearense.

Mayú Cozinha Criativa

Mayú Cozinha Criativa

Mayú Cozinha Criativa

Chefs Ivan Prado e Diego Freire

Cozinha aberta do Mayú

Publicidade

Culinária da Van

No Benfica, bairro mais boêmio de Fortaleza, está localizado o Culinária da Van. Com uma cozinha genuinamente nordestina, o espaço da chef Van Régia promete comida afetiva e repleta de sabores de infância. Muitas receitas são servidas em pratos de ágata, sorvetes em copos de alumínio e o escondidinho é montado com quengas de coco. 

 

Entre as invenções criativas da cozinha, estão os petiscos de bolinho de feijão verde (uma das opções vegetarianas) e a entrada de arraia maçaricada. Os clientes ainda se surpreendem na hora de escolher os pratos, que são nomeados no cardápio com expressões da cultura nordestina, como “Assum preto”, “Respeita Januário”, “Forró das crianças” e etc.

 

A proposta intimista e o menu de sabores que Van aprendeu com a avó deram premiações importantes ao restaurante, como: Melhor Restaurante Regional no Guia Conhecendo o Ceará; Personalidade Gastronômica pela Revista Veja Comer e Beber; três vezes consecutivas entre os três melhores chefs pela Revista Veja Comer e Beber; dentre outros.

 

Em 2017, a história do Culinária da Van foi contada pelo programa “Estrelas”, comandado por Angélica, na TV Globo.

Prato "Qui nem jiló" do Culinária da Van

Bolinho de feijoada

Atmosfera do Culinária da Van

Culinária da Van

Aki Asian Kitchen

 

Já ouviu falar de fusion food? O termo é usado para designar uma gastronomia que preza pela mistura de ingredientes e técnicas culinárias de diversos países. Em funcionamento desde 2019, o Aki é o primeiro restaurante fusion de sabores orientais da capital cearense, localizado no bairro Meireles.

 

O menu criado pelo chef Tiago Fiuza preza pela experiência gastronômica e une o melhor da culinária oriental atrelado a uma coquetelaria, proporcionando uma degustação diferenciada. As opções são múltiplas, tem desde sanduíches, como o japonês Tuna Santo (feito com carne de atum selado, bacon, cebola roxa e maionese de wasabi), e doces tal qual o Bolo Quente (massa feita com chocolate quente e recheio de brigadeiro e creme inglês).

 

A cartela de drinks faz sucesso com elementos regionais, como caju, cajá e castanha.

Aki Asian Kitchen é famoso por mix de ingredientes

Aki Asian Kitchen

Aki Asian Kitchen

Fachada do Aki Asian Kitchen

Mangue Azul

 

Idealizado pelo chef e empresário André Bichucher, o restô aposta na alta gastronomia francesa atrelada aos sabores do Ceará. A “Experiência Mangue Azul” é uma das apostas da casa, que promete uma viagem de sentidos com boas surpresas, como o rangu de cogumento e creme de milho e a canjica brûlée. A cozinha é assinada pelo chef Marco Gil.

 

A sustentabilidade é outra aposta do Mangue Azul, situado na Aldeota. O restaurante tem horta própria, painéis solares, secadores de mão e um sistema de filtragem que fornece água ao local, o que aboliu o uso de garrafas de plástico. Além disso, cerca de 90% dos insumos são cultivados por produtores locais.

 

Com ambientação intimista e decoração clássica, o Mangue Azul conta com uma adega de 180 rótulos de vinhos. O menu traz ainda a opção de drinks exclusivos assinados pela Bartender World Class, Adriana Pino.

Mangue Azul exalta gastronomia francesa

Mangue Azul

Mangue Azul

Mangue Azul

Publicidade

Coco Bambu Iguatemi

 

A maior operação gastronômica da rede de restaurantes Coco Bambu fica no Iguatemi Fortaleza. O complexo, avaliado em R$ 18 milhões e inaugurado em 2020, tem a maior fachada em shopping center do mundo, no valor de 220 metros. 

 

Com capacidade para 800 pessoas, o restaurante abriga também o salão Coco Bambu Lounge & Music para 140 lugares com programação musical diversificada e bar americano; o espaço infantil Plus Iguatemi para até 400 crianças com quatro salões de eventos privativos; adega para duas mil garrafas e carta de vinhos de 150 rótulos; oito camarotes; pista de dança; e cinco salas de eventos com capacidade para 300 pessoas.

 

O cardápio segue a linha das outras unidades do Coco Bambu no Brasil e investe em receitas consagradas com frutos do mar. A novidade fica por conta dos drinks, que mesclam ingredientes como gin, frutas cítricas, licor e café.

 

Filé Alfredo está no cardápio do Coco Bambu Iguatemi

Coco Bambu Iguatemi se destaca pela carta de drinks

Coco Bambu Iguatemi

Coco Bambu Iguatemi

Caravaggio Cucina & Vino

 

Que tal visitar a Itália em Fortaleza? Com estrutura e ambientação que remete aos restaurantes da província lombarda de Bergamo, no país europeu, o Caravaggio Cucina & Vino abraça a autêntica cozinha italiana.

 

Nas paredes do restaurante intimista, você vai se deparar com reproduções de obras, incluindo telas do consagrado pintor Michelangelo Merisi. Conhecido também pelo nome de Caravaggio, ele foi inspiração para o conceito do espaço, que está em funcionamento desde 2007.

 

O restaurante mantém um menu eclético de pratos para os amantes de frutos do mar, como a Torre di aragosta, com lagostas grelhadas servidas com risoto de limão siciliano. Quem gosta de massas vai encontrar clássicos como o Spaghetti ai frutti di mare e o Ravioli con brie e albicocche ao vino rosso. 

 

Na cartela de vinhos, a maioria dos rótulos são da Itália, mas há espaço para bebidas do Brasil, Argentina, Chine, França, Espanha e Portugal.

Caravaggio Cucina & Vino tem ambiente intimista

Cozinha italiana

Caravaggio Cucina & Vino

Caravaggio Cucina & Vino

Pulcinella

Falando em cozinha italiana… o Pulcinella é considerado um dos restaurantes mais tradicionais da Capital. Com 30 anos de história, o espaço se consagrou pelas massas frescas feitas a mão e os molhos preparados artesanalmente sem conservantes.

 

O menu é bastante fiel às técnicas italianas, tanto que as massas grano duro são importadas do país europeu, assim como o tomate pelatti. As carnes também marcam presença no cardápio, incluindo uma seleção de peixes frescos da orla cearense.

 

Atualmente, o Pulcinella possui três endereços nos bairros Meireles, Aldeota e Papicu.

Fachada de unidade do Pulcinella na Aldeota

Filé Formaggio, uma das opções do cardápio

Gnocchi Ripieni

Adega do Pulcinella na unidade da Aldeota

Marcel

Reduto da culinária francesa, o bistrô que ganhou fama em São Paulo tem uma unidade na capital cearense. O espaço daqui tem vista para o mar e fica localizado na Praia de Iracema. O cardápio segue perfil clássico para carnes, aves, peixes e caça, que são preparados com quatro a seis variações diferentes. 

 

Apesar do respeito às tradições, a casa dá liberdade aos clientes para que eles sugiram ou criem uma combinação de molhos e acompanhamentos seguindo o gosto pessoal de cada um.

 

O Marcel Fortaleza já foi reconhecido pela Revista Veja como o Melhor Restaurante da Cidade (2006 e 2008) e o Melhor Francês da Cidade (2006 e 2008). Também recebeu o Prêmio Conhecendo o Ceará como “Melhor Francês” (2016).

Marcel Fortaleza

Marcel Fortaleza

Maître Ferreira

Marcel Fortaleza

A votação já está aberta! Clique AQUI e vote no seu restaurante preferido!

O novo MT Indica traz os melhores do Ceará, em clima de The Best Of, a partir das experiências pessoais de Márcia Travessoni e equipe MT, sites especializados, testemunhais de consumidores, relação custo x benefício, engajamento e postura da marca, repercussão midiática, diversidade, sustentabilidade, diferenciais tecnológicos, singularidade, exclusividade, em listas não-numeradas e abertas à votação popular cujo resultado está previsto para dezembro de 2021.