Nesta segunda (15), o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema abriu as inscrições para as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem de sua 29ª edição, a ser realizada em setembro. O cadastro de longas e curtas deve ser realizado até 31 de maio, por meio do preenchimento e envio eletrônico da Ficha de Inscrição disponível no endereço www.cineceara.com.

Uma das novidades da edição deste ano do festival é que 30% das produções concorrentes em três mostras – Competitiva de Longa, Competitiva de Curta e Olhar do Ceará – serão reservadas para filmes dirigidos por mulheres.

Por mais um ano, o Cine Ceará busca reforçar, através de uma programação vasta de mostras competitivas e paralelas, debates, oficinas e exibições especiais, seu compromisso apresentar um recorte plural do mercado de cinema e vídeo ibero-americanos, tornando possível assim um rico intercâmbio entre cineastas e estudantes de diferentes línguas e culturas.

Abertura da 28ª edição do festival de filmes lotou o Cineteatro São Luiz

Critérios para concorrer às mostras

Para concorrer à Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, é necessário preencher alguns critérios:

  • Filmes de produtores ou diretores ibero-americanos (países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha)
  • Gêneros: Animação, ficção, documentário ou experimental, concluídos a partir de 2018 com duração mínima de 60 minutos
  • Classificação indicativa conforme estabelecido pelo Ministério da Justiça
  • Prioridade na seleção será para obras inéditas

Já a seleção para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem leva em conta:

  • Produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos
  • Gêneros: Ficção, documentário, animação ou experimental de até 25 minutos, concluídos a partir de janeiro de 2018, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do Festival
  • Classificação indicativa conforme estabelecido pelo Ministério da Justiça
  • Prioridade na seleção será para obras inéditas

Premiação

O Troféu Mucuripe será concedido ao vencedor da Competitiva de Longa-metragem indicado pelo Júri Oficial nas categorias de Melhor Longa-metragem, Direção, Fotografia, Montagem, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. Na Competitiva de Curta, os selecionados vão disputar o troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense.

A comenda também é entregue ao melhor longa-metragem e melhor curta das competitivas Ibero-americana e Brasileira eleitos pelo Júri Abracine (Prêmio da Crítica) e pelo Júri Olhar Universitário

A Mostra Olhar do Ceará também vai premiar com o Troféu Mucuripe o melhor filme cearense.

A 29ª edição do Cine Ceará é promovido pela Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura, e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e a Bucanero Filmes, com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

SERVIÇO
Inscrições para 29º Cine Ceará
De 15 de abril a 31 de maio
Pelo site www.cineceara.com
Mais informações pelo e-mail [email protected] ou através dos telefones (85) 2055-3465 e (85) 3261-0646

Fotos: Divulgação