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2ª edição do projeto Trama Afetiva, que conta com tutoria de Alexandre Herchcovitch e Marcelo Rosebaum, está com inscrições abertas

26 jun 2018 | Notícias

Por Lucas Magno

A Fundação Hermann Hering abriu as inscrições para a 2ª edição do “Trama Afetiva – Experiência colaborativa em upcycling”, projeto que tem como objetivo desenvolver o potencial técnico, criativo e empreendedor de 10 participantes previamente selecionados com interesse em novos processos colaborativos e sustentáveis de moda e design a partir de resíduos têxteis gerados pela Cia. Hering.

A seleção atende critérios de criatividade, envolvimento com o tema e comprometimento com o projeto, bem como com as necessárias políticas de acesso: pelo menos 1 (um) participante de programas sociais, educativos ou sócio empreendedores com foco em sustentabilidade. “Afirmamos a nossa compreensão de que a qualidade das discussões e criações será alcançada somente com uma turma diversa, que contenha diferentes histórias, experiências e pensamentos e que inclua participantes de diferentes contextos”, diz Jackson Araujo, diretor criativo do projeto.

Fotos: Reprodução/Instagram

O resultado final da análise dos portfólios inscritos será divulgado no dia 25 de julho, quando serão conhecidos os 10 nomes selecionados pela direção criativa do projeto.

Sob orientação de reconhecidos designers-tutores dos segmentos de moda e design, como Alexandre Herchcovitch (À La Garçonne), Marcelo Rosenbaum (Instituto A Gente Transforma) e Itiana Pasetti (Revoada), os selecionados serão qualificados para criar uma linha composta de 10 a 15 produtos, desenvolvidos a partir da ressignificação de malhas de algodão provenientes de antigos estoques ou resíduos têxteis gerados pela Cia Hering, que será confeccionada com o suporte técnico do grupo produtivo Cardume de Mães. “A moda é nossa plataforma e a transformação social, na visão da Fundação Hermann Hering, se dá quando ousamos, colaboramos e compartilhamos. E assim, unindo passado e presente, seguimos com o desafio de tecer um futuro melhor, mais digno e ético para todos”, declara Amelia Malheiros, gestora da Fundação Hermann Hering.

O resultado do projeto, que conta com direção criativa e de conteúdo de Jackson Araujo e Luca Predabon, será apresentado ao público no dia 6 de setembro deste ano, no encerramento do módulo de prototipagem Oficina Trama.

Processo

Durante a dinâmica, os 10 selecionados participarão de conversas inspiracionais e workshops com temas inovadores apresentados por profissionais que se destacam na utilização dos conceitos da economia criativa como “Artesão Urbano – Identidade e Manufatura” (Marcelo Rosenbaum), “Estamparia Digital” (Epson), “Design Vital – A câmara de pneu e o náilon de guarda-chuvas reinventados no processo circular” (Itiana Pasetti e Adriana Tubino/Revoada), “Tingimento Natural Têxtil no Contexto Contemporâneo” (Flavia Aranha e “Processo Criativo em Upcycling” (Agustina Comas).

“A Epson apoia o desenvolvimento da indústria têxtil no Brasil e acredita que o futuro é tecnológico e sustentável. A mudança da confecção analógica para a digital significa processos cada vez mais sustentáveis, com menos desperdício de resíduos e mais aproveitamento dos materiais usados na produção”, atesta Evelin Wanke, Gerente de Vendas da Epson. “Nossa participação neste projeto reforça o compromisso que temos de evoluir e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente”, conclui.

Para se inscrever no Trama Afetiva, basta clicar aqui. Interessados de todas as cidades do Brasil podem participar.

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