Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Top 8 dicas pra se livrar de fraudes virtuais no cartão de crédito | Por FORTBRASIL

3 maio 2016 | Notícias

Por Lucas Magno

É muito bom poder resolver a vida financeira pela internet, em casa, na maior comodidade e com praticidade. Porém, muitas pessoas optam por utilizar mecanismos para realizar pagamentos, transferências, compras, empréstimos, vendas por e-commerce, acessos a bancos… E mesmo com um serviço on-line seguro, é preciso ficar atento para não ser enganado por uma ação fraudulenta.

O Diretor de Operações da FORTBRASIL Administradora de Cartões de Crédito, José Pires Neto, ressalta que a segurança das transações on-line depende consideravelmente da conduta do usuário, que precisa entender como proteger suas informações. “O meio digital é vasto e rico, mas pode ser muito perigoso para os descuidados. Algumas atitudes, como utilizar o cartão para compras em computadores públicos e não confiáveis, podem trazer uma grande dor de cabeça ao usuário”, explica.

Algumas dicas foram selecionadas pela equipe FORTBRASIL para favorecer a segurança.

fort2

  1. Não faça compras nem outras transações financeiras em dispositivos não confiáveis.

Certifique-se de que a máquina está com o antivírus atualizado e evite armazenar seus dados (incluindo e-mail e número do cartão de crédito) no computador e no site.

  1. Prefira comprar em lojas conhecidas.

As vantagens podem parecer quase irresistíveis, mas é importante saber a procedência dos produtos e se a loja vai realmente entregá-los.

  1. Pesquise a reputação da loja.

É importante saber que muitas lojas conhecidas e de qualidade passam por dificuldades. Isso é normal em qualquer tipo de comércio, e é fácil encontrar, na própria internet, se há problemas com vendas ou com compradores no período.

  1. Verifique se o site disponibiliza informações sobre a empresa.

Certifique-se de que há telefone para contato, endereço, razão social e CNPJ disponíveis em alguma seção do site da empresa. Você poderá, inclusive, telefonar ou mandar um e-mail para o serviço de atendimento ao consumidor da loja, a fim de conferir sua existência.

  1. Leia a política de compra e privacidade da empresa.

Antes de comprar o produto que você deseja, entenda como a empresa faz seus envios, trocas, devolução de mercadorias e prazos de entrega. Tais informações devem ser obrigatoriamente fornecidas pela loja.

  1. Escolha sites que tenham plataformas de pagamento seguras.

A maioria das lojas on-line aceita pagamentos por via de boletos bancários ou depósitos em conta, mas você poderá ficar mais seguro se os fizer por meio de um cartão de crédito ou por plataformas intermediárias seguras. Isso porque esses sistemas financeiros já realizam uma verificação da loja antes de liberar o pagamento, e será menos complicado recuperar seu dinheiro em caso de fraude.

  1. Desconfie de ofertas muito abaixo da média.

Descontos muito generosos podem, na verdade, camuflar alguns problemas com os produtos.

  1. Registre os passos de sua compra.

Mesmo que o pedido fique registrado internamente no site, guarde os e-mails de confirmação de compra e outras informações sobre o processo. Você pode também imprimir os passos de sua compra, caso não existam outros registros.

Gostou das dicas? Então fique ligado aqui no GALERIA, para mais dicas com a FORTBRASIL. 

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE