10 abr 2025 | Notícias
Foi participando de um processo de desenvolvimento executivo que Aline Ferreira, vice-presidente comercial e financeira do Grupo Aço Cearense, se deu conta que não quer ser a líder que levanta troféus. Para ela, a liderança está muito além disso: é sobre reconhecer o brilho no outro – e isso começa dentro de casa.
“Se as pessoas que estão trabalhando comigo levantam o troféu para mim, aquele é o meu troféu. Eu vou me sentir reconhecida, vou me sentir satisfeita porque ela levantou o troféu”, completa.
Formada em administração de empresas, mãe de três filhos, líder nata e uma das vozes femininas mais fortes do setor siderúrgico nacional, a vice-presidente comercial e financeira do Grupo Aço Cearense construiu sua trajetória entre as jornadas duplas da maternidade e as responsabilidades numa das maiores empresas de aço do país. No MT Indica 2024, Aline foi eleita, pela terceira vez, vencedora na categoria Mulheres de Impacto.
“No início foi super conturbado. Me casei nova, então, com filho pequeno, fazendo faculdade, trabalhando, aprendendo a ser dona de casa, ser mãe, esposa, tudo junto… Foi muito, muito puxado. Tanto que, quando me formei, eu tinha pesadelos que ainda não tinha entregue meu projeto final, meu diploma desaparecia.”
Foi nesse turbilhão que ela aprendeu sobre senso de urgência, tempo e, principalmente, sobre escolhas. A maternidade tornou-se um eixo. E, ao lado dela, veio o poder do planejamento, uma habilidade que se tornou natural.
“Talvez por ter lidado com imprevistos logo cedo, eu me tornei uma pessoa mais planejada. E isso virou uma força, tanto na vida quanto na empresa. A maternidade me obrigou a focar no que é essencial. Me ensinou a escolher”, revela.
Liderança e o Grupo Aço Cearense
Para Aline, o verdadeiro líder é como um técnico de futebol vitorioso: aquele que vibra ao ver o time jogando junto, cada peça colaborando para que o todo brilhe. “A gente não admira quem quer resolver tudo sozinho. O bonito é o passe, é o jogo coletivo. É assim no futebol e é assim numa empresa.”
Essa mentalidade colaborativa tem sustentado os avanços do Grupo Aço Cearense, no mercado há mais de 45 anos e, hoje, com presença no Ceará, Pará e Tocantins.