Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Artesanato cearense é destaque em Feira internacional | Veja os detalhes!

25 jul 2017 | Notícias

Por Lucas Magno

Referência quando se fala em políticas públicas para o fomento do artesanato, o Ceará é o representante oficial do Brasil na Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde (FNA 2017), na região Metropolitana do Porto, em Portugal. A novidade chega com a assinatura de um Protocolo de Intenções entre o Governo do Estado, por meio do STDS, e a Câmara Municipal de Vila do Conde, com o objetivo de promover a troca de saberes entre o Ceará e a cidade portuguesa para manutenção e preservação da Renda de Bilro como Patrimônio Cultural. O primeiro passo dessa parceria está sendo o Estande Artesanato do Ceará – Mãos que fazem história, dentro da FNA, em cartaz até o dia 6 de agosto e com curadoria de Angélica Freitas, da Central de Artesanato do Ceará (CEART).

O momento que o Protocolo de Intenções foi assinado 

“Nos alegra saber que o artesanato cearense é reconhecido internacionalmente, não só pela beleza mas também pela qualidade que elas têm. Estar presente em uma das feiras mais importante do mundo, além de uma responsabilidade, é o resultado de uma política de incentivo que eleva o trabalho dos artesãos do nosso Estado”, comentou a primeira-dama do Estado, Onélia Leite, que esteve presente na feira, juntamente com as jornalistas Cristina Pioner e Germana Cabral, dupla responsável por uma série de matérias especiais publicadas no Diário do Nordeste, sobre a importância dos trabalhos feitos a mão no Nordeste (confira AQUI).

Germana Cabral, Onélia Leite, Cristina Pioner, Josbertini Clementino, Luciano Arruda, Angélica Freitas e Maviniê Freitas

Além do estante (que está sendo muito visitado desde o início da feira), a gastronomia e a música nordestina também são destaques. No restaurante principal do evento, o chef Vicente Neto, nascido em Crateús e residente em Lisboa, mostrou os sabores da culinária cearense, preparando pratos tendo como ingredientes principais goma de mandioca, macaxeira e carne de sol. Tudo acompanhado por um delicioso baião de dois.

Onélia acompanhada do chef Vicente Neto e de Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde

Sobre o protocolo, Onélia ainda destacou: “Estamos aqui trazendo as experiências de artesãos do Ceará . A ideia é que eles possam também ir até o nosso estado, aprender conosco”. Confira fotos exclusivas da visita.

Antônio Saraiva, Cristina Pioner, Onélia Leite e Germana Cabral  

#DropsGaleria

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE