Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Artista Dalton Paula é o primeiro brasileiro a receber o prêmio Chanel Next Prize

5 abr 2024 | Notícias

Por Redação

Nascido em Brasília e baseado em Goiânia, fundador do Sertão Negro Ateliê
ganhará 100 mil euros em financiamento
Artista Dalton Paula é o único brasileiro a receber o prêmio Chanel Next Prize 2024
Dalton Paula é vencedor do prêmio Chanel Next Prize 2024 (Foto: Divulgação)

O artista visual e educador Dalton Paula é o único brasileiro selecionado para receber o prêmio Chanel Next Prize 2024. A cerimônia de premiação acontecerá durante a 60ª exposição internacional de Arte da Bienal de Veneza, na segunda quinzena de abril, na Itália.

LEIA MAIS >> Casa Gabriel recebe mostra coletiva com obras de 13 artistas nordestinas

Homenageando o artista Descartes Gadelha, 75º Salão de Abril é inaugurado em Fortaleza

O trabalho de Dalton, nascido em Brasília e baseado em Goiânia, foca nas histórias e vivências afro-brasileiras, passando pela fotografia, pintura e vídeo. Fundador do Sertão Negro Ateliê e de uma escola de artes, ele tem pinturas no acervo do MoMA e já apresentou exposições individuais no Masp e na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Este ano, as obras de Dalton Paula serão apresentadas na 60ª edição da Bienal de Veneza.

Obra de Dalton Paula (Foto: Divulgação)

“Trabalho tanto como artista plástico quanto como arte-educador, e me orgulho muito disso”, diz Paula. “Aprendi muito sobre arte com meus estudantes. Juntos, aprendemos que é possível sonhar voos mais altos”, comentou em entrevista para o site oficial da marca.

Entenda

Chanel Next Prize é o prêmio de cultura oferecido pela maison francesa, concedido a cada dois anos a um grupo de dez artistas que estão redefinindo suas áreas de atuação.

Nesta edição, cada um dos vencedores será contemplado com 100 mil euros em financiamento e participará de um programa de mentoria de dois anos com parceiros culturais da Chanel, que inclui o Royal College of Art de Londres. A atriz inglesa Tilda Swinton e o curador suíço Hans Ulrich Obrist estão entre os jurados de 2024.

Vencedores do Chanel Next Prize 2024 (Foto: Reprodução)
Vencedores do Chanel Next Prize 2024 (Foto: Reprodução)

Além de Dalton, os vencedores deste ano são o cantor e criador Davóne Tines​, a artista visual Tolia Astakhishvili​, a coreógrafa Oona Doherty​, o artista visual Ho Tzu Nyen​, a poeta e musicista Moor Mother​, a compositora Anna Thorvaldsdottir​, o desenvolvedor de jogos Sam Eng​, o cineasta Kantemir Balagov​, a cineasta e artista Fox Maxy, oriundos de países como Reino Unido, EUA, Irlanda, Singapura e Geórgia.

“Cada um é um catalisador e pioneiro. Cada um está trazendo mudanças significativas em uma infinidade de campos culturais, da arte e ópera ao cinema e design de games”, disse Yana Peel, diretora global de artes e cultura da Chanel.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE