10 jun 2025 | Notícias
Na manhã da última segunda-feira (09) nasceram cerca de 101 filhotes de tartaruga-oliva (Lepidochelys olivácea) na praia de Porto das Dunas, nas proximidades de Aquiraz, e seguiram para o mar, em uma ocorrência registrada e coordenada pela equipe de Sustentabilidade do Beach Park em parceria com a Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico, Educacional e Difusão da Cultura de Aquiraz (Apremace).
LEIA MAIS >> Resorts do Beach Park recebem selo Travellers’ Choice do TripAdvisor
Beach Park celebra compensação de 3 mil toneladas de carbono em 2024
A tartaruga-oliva é considerada uma espécie de tartaruga marinha incomum na região. Esta foi a primeira ocorrência do animal na atual temporada reprodutiva, tornando o evento ainda mais significativo para os esforços de conservação marinha. A liberação dos filhotes contou com a coordenação da Apremace e com a presença de voluntários, biólogos, colaboradores do Beach Park, bombeiros civis, agentes do Demutran e autoridades. O público acompanhou emocionado a corrida das tartaruguinhas até o mar.
O ninho da tartaruga-oliva vinha sendo acompanhado de perto pela Apremace, com apoio da equipe de sustentabilidade do Beach Park. O local foi identificado e isolado com cordas e sinalização, garantindo a segurança do ninho e evitando a circulação de pessoas na área. A equipe do parque aquático é capacitada para atuar nessas situações e prestar os primeiros cuidados necessários.
Desde o início da temporada de desovas, em 19 de dezembro de 2024, até julho de 2025, a Apremace já monitora 114 ninhos ao longo do litoral de Aquiraz. Estima-se que cerca de 12.300 filhotes, de diversas espécies, já tenham sido conduzidos com sucesso ao mar nesse período. A expectativa é de que novos nascimentos continuem ocorrendo até o final da temporada, trazendo mais vida às praias do Ceará e fortalecendo os esforços de preservação da fauna marinha.