Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Câmara realiza sessão solene alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

3 abr 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, terça-feira (02), Sessão Solene em Alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Os requerimentos foram de autoria dos vereadores Plácido Filho (PSDB) e Márcio Martins (PROS). O presidente Antônio Henrique (PDT) presidiu a solenidade.

A mesa solene foi composta pelo deputado estadual Soldado Noelio; pela defensora pública Sandra Sá, representando a Defensoria Pública do Estado Ceará; Germano Guimarães Rodrigues, promotor de Justiça; Clark Moreira Leitão, presidente do Instituto Moreira de Sousa; Ana Maria Timbó Gomes, presidente da Fundação Projeto Diferente; vereador Plácido Filho, propositor da solenidade; vereador Márcio Martins, propositor da solenidade e o vereador Jorge Pinheiro.

O vereador Márcio Martins, em sua saudação aos convidados, disse que apesar da sessão contar com diversas autoridades, a grande autoridade da noite são os autistas. “É para eles esse momento. É para eles que direcionamos nosso empenho. Hoje, o presidente instalou a Frente Municipal em Defesa da Pessoa Autista, formada por vereadores e vereadoras que juntos vão empunhar a bandeira dessa causa, fiscalizar o que já existe e lutar por mais. A causa do autista jamais esquecerá esse dia. Entre as capitais do Nordeste, Fortaleza é a primeira instalar uma frente”, disse ele.

“Foi muito gratificante ver nesta semana o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, afirmar que vai agilizar os projetos que existem na Casa relacionadas a causa autista. Isso é fruto não só da solidariedade, mas da luta dos que estão a frente dessa causa. Essa noite é uma demonstração disso. Estamos ocupando os espaços em todos os poderes e segmentos”, completou ainda.

Ainda durante a solenidade, aconteceu a apresentação do Coral Regina Passos, formado por autistas e pessoas com síndrome de down, regido por Iara Pimenta. Já o músico Márcio Douglasapresentou a música “O meu jeito de ser.”

O vereador Márcio Martins fez a entrega de certificados em comemoração ao Dia da Conscientização do Autismo aos homenageados: Virgínia de Castro Oliveira Almeida; Marisa Ribeiro de Araújo; Wilson Cândido Braga; Clarissa de Matos Cunha Carneiro Leão; Francisca Eleusa Tabosa de Meneses Oliveira; Francisco Erivan Maciel Lima; Germana Maria Braga Lopes; Aline Gouveia Martins, José Euler de Oliveira Barbosa; Germano Guimarães Rodrigues e Zula Pinheiro Padilha. Em seguida foram homenageadas as instituições Fundação Projeto Diferente, representada por Ana Maria Timbó Gomes; Associação Tiamo, representada pela Diretora Administrativa Larissa Nunes; Instituto Moreira e Sousa, representado por Clark Moreira Leitão e Associação Pintando o Sete Azul, representada por Keliane Chaves,

“Quando minha mãe tinha 12 anos de idade eu nasci e minha vó a ajudou a me criar, pois ela ainda era uma criança, e logo depois veio minha irmã. Quando tive meu filho Gabriel eu também pedi minha mãe para cuidar dele, pois não tinha condições e ela o levou para Tabuleiro do Norte. Todo fim de semana ia visitá-lo. Chorava cada vez que voltava para Fortaleza, mas não podia ficar. Hoje eu luto por vocês. Vocês viram a importância do esporte, da educação inclusiva, do trabalho feito com carinho em prol do autista. Muitos pais pedem para não falar por eles. Mas estamos só fazendo a base para que um dia eles possam agradecer”, disse Keliane Chaves, em nome dos homenageado.

Também se pronunciou o promotor Germano Guimarães que agradeceu a homenagem. “A gratidão não é somente a maior de todas as virtudes é também a mãe de todas as outras. Em nome dos agraciados desejo expressar minha gratidão a essa Casa. Grato pela iniciativa e deferência. Nós não fizemos mais do que nossa obrigação. Grato aos presentes, meus pais, minha família, porque vocês choram com nossa tristeza e se alegram com nossa alegria. Grato pelo seu amor incondicional. Aos nossos amigos porque eles compreenderam que não somos apenas únicos. O amigo é aquele que te entende”.

Dia Mundial

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado dia 2 de abril. A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE