Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

‘Caravana Aquelas’ usa arte para combater violência contra mulheres

20 mar 2023 | Notícias

Por Marília Serpa

A iniciativa vai ser realizada em Fortaleza nos dias 24 e 28 de março, no Centro Cultural Bom Jardim

“Caravana Aquelas” utiliza a arte para combater violências contra mulheres (Foto: Divulgação)

A “Caravana Aquelas”, idealizada pelo coletivo Manada Teatro, é uma iniciativa que oferta espetáculos, bate-papos, oficinas, palestras e atendimentos gratuitos com o objetivo de abordar sobre o elevado número de casos de feminicídio e as mais diversas formas de violência contra mulheres. Os assuntos são debatidos por meio de especialistas femininas, como artistas, psicólogas, advogadas, líderes de movimento e assistentes sociais.

LEIA MAIS >> Lide Ceará realiza encontro-debate com a presença de Jade Romero

Susanna Marchionni recebeu prêmio ‘Top Empreendedor’ pelo IBI

Em Fortaleza, a “Caravana Aquelas” vai acontecer nos dias 24 e 28 de março, a partir das 14h, no Centro Cultural Bom Jardim, com programação com audiodescrição, interpretação em libras e acesso gratuito. Além da programação educativa, a iniciativa também oferta atendimentos de graça voltados especialmente para o público feminino. Antes da capital, o projeto passou por Marabá (PA), São Gonçalo do Amarante (CE) e Caucaia (CE).

No dia 24 de março, a iniciativa vai apresentar o espetáculo “AQUELAS – Uma dieta para caber no mundo”, a partir das 19h30, no Teatro do Centro Cultural Bom Jardim. Na ocasião, as atrizes Juliana Veras e Monique Cardoso vão remontar a história de Maria de Bil, santa popular da cidade de Várzea Alegre, no Ceará, assassinada em 1926 pelo seu companheiro, que foi transformada em mártir e é considerada ícone de devoção do povo da região.

“Trata-se de uma encenação delicada, mas, ao mesmo tempo, cruel, que traz esse caleidoscópio das diversas formas de violência de uma sociedade machista”, explica Juliana. Com direção de Murilo Ramos, o espetáculo estreou em 2017, já tendo circulado por 17 estados e 37 cidades, além de ter sido visto por mais de 7 mil pessoas. Ao fim, é realizado um bate-papo com o público, que podem saber de mais informações, curiosidades e referências sobre a criação da peça.

“Sentimos que, ao partilharmos as nossas pessoalidades, forças e fragilidades, dores e prazeres, mágoas e afetos, nos colocamos também em um lugar de intimidade com a plateia. Foi nesse espaço profundo de encontro que compreendemos que a arte, o diálogo, o acolhimento e o encaminhamento são ferramentas que contribuem para o combate às violências contra mulheres”, pontuou Monique. As atrizes também comandam a oficina “Vendas e Mordaças”.

“A ideia é que, nessa experiência, as participantes possam ampliar a percepção da relação do próprio corpo com o mundo em que elas estão inseridas, que a todo momento impõe vendas e mordaças que as limitam, enquadram e sufocam, mas que precisa ser modificada através de reflexões e ações de ruptura e resistência”, explicou Juliana. A assistente social Allana Morais, a psicóloga Leda Mendes, a advogada Isadora Oliveira e a educadora social Verônica Isidorio também participam do projeto.

“Juntas, vamos unir nossas potências, tendo a arte como fio condutor para promover reflexões e levar informações e orientações para essas mulheres que sofrem algum tipo de violência ou conhecem alguém que esteja passando por esse tipo de situação. Tudo com muito acolhimento, a partir desse exercício de troca e escuta”, completa Monique. As palestras e os atendimentos gratuitos acontecem de 14h às 17h, no dia 24 de março.

Programação

Palestras e orientações – Dia 24/03, das 14h às 17h, no Centro Cultural Bom Jardim (Rua 3 Corações, 400 – Granja Lisboa), com interpretação em libras.

Espetáculo “AQUELAS – uma dieta para caber no mundo” – Dia 24/03, às 19h30, no Centro Cultural Bom Jardim, com audiodescrição e interpretação em libras. Classificação: 14 anos.

Oficina “Vendas e Mordaças” – Dia 28/03, das 14h às 17h, no Centro Cultural Bom Jardim, com interpretação em libras.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE