10 dez 2024 | Notícias
O evento aconteceu em São Paulo, e foi realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a revista Exame
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a revista Exame realizaram, na noite de segunda-feira (9), no Teatro Bravos, em São Paulo, a cerimônia do Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024.
LEIA MAIS >> Galeria D.Propósito, em São Paulo, realiza dia especial para celebrar o novo design nordestino
BS Christmas: Marcos Lessa faz show no 2º dia do evento
O evento contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e reuniu líderes empresariais e especialistas em comércio exterior para premiar iniciativas que impulsionam a internacionalização do país e a atração de investimentos. Duas empresas cearenses se destacaram no evento: M. Dias Branco e Catarina Mina.
A M. Dias Branco venceu a categoria “Desenvolvimento Regional”, já que contribuiu para o fortalecimento da economia local no Nordeste, gerando mais de 11.600 empregos diretos.
Já a Catarina Mina levou a melhor na categoria “Empresa Exportadora do Ano (Micro e Pequeno Porte)”. A marca ganhou espaço ao usar elementos típicos do Ceará, evidenciando a riqueza das tradições artesanais, como crochê, renda de bilro, a palha da carnaúba. A missão da empresa é conectar artesãs e consumidores, valorizando a cultura do artesanato cearense, impactando mulheres e suas famílias. Suas peças contam com a colaboração de 31 comunidades e envolvem cerca de 450 artesãos, dos quais mais de 90% são mulheres.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, reforçou durante a cerimônia que empreendedorismo é fundamental para alavancar a presença do Brasil no mundo.
“A noite de hoje é sobre a internacionalização dos produtos brasileiros. Há 20 anos, nós exportávamos algumas dezenas de bilhões de dólares. Quando alcançamos 100 bilhões, foi colocado um container na frente do Ministério da Indústria e Comércio, e hoje, graças ao trabalho de empresárias e empresários como os que premiamos hoje, graças a uma ousadia que só o Brasil tem, falamos hoje de centenas de bilhões. Estamos entrando na era trilhardária do comércio exterior, e isso significa mais emprego, renda e maior presença do Brasil no mundo”.