Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Ceará atinge menor percentual de crianças não alfabetizadas da história

7 maio 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

O governador Camilo Santana divulgou, nesta terça (7), pelas suas redes sociais, os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará 2018 (Spaece). A avaliação mostrou que o Ceará possui o menor percentual da história (3,5%) de crianças não alfabetizadas até o segundo ano do Ensino Fundamental. Se levarmos em conta os dados de 2007, o número de crianças cearenses não alfabetizadas atingia a média de 47,4%.

“Nós crescemos em todas as médias de proficiência. Crescemos na alfabetização e crescemos em português e matemática nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental”, comemorou Camilo. O gestor declarou ainda o desejo de zerar o analfabetismo no estado e disse que não há lugar no Brasil com esses indicadores.

Para Camilo, o resultado é fruto de um trabalho de mais de uma década. “O trabalho que o Ceará tem feito desde 2007 é um trabalho de união, pactuação pela educação, com foco, meta, premiação. Isso tem feito o Estado ser destaque nacional e até internacional nos resultados de aprendizagem”, disse.

O ano de 2007 foi importante para o Ceará, pois foi quando ocorreu a criação do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic). Com foco na proficiência dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, o programa expandiu sua atuação para estudantes do 3º, 4º e 5º anos. Depois de quatro anos, foi lançado o Mais Paic, que ampliou as estratégias para alunos do 9º ano da rede pública.

Fotos: Marcus Studart e Davi Pinheiro

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE