Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Ceará inaugura a maior Pinacoteca do Brasil; saiba detalhes

4 dez 2022 | Notícias

Por Redação

Com 9.275 m2 de área total, o espaço tem dimensões comparáveis aos grandes museus brasileiros, como a Pinacoteca de São Paulo (7.462 m2) e o Masp (10.485 m2)

A governadora Izolda Cela inaugurou a Pinacoteca do Ceará neste sábado (3) (Foto: Thiago Gaspar/Divulgação)

A Pinacoteca do Ceará, um museu público do Governo do Ceará, foi entregue ao povo cearense, no sábado (3), pela governadora Izolda Cela. Com 9.275 m2 de área total, o espaço é a maior Pinacoteca do Brasil e está localizado na Praça da Estação, no bairro Centro, de Fortaleza.

LEIA MAIS >> Confira agenda cultural do mês de dezembro em Fortaleza

David Guetta fará show em Fortaleza no Marina Park

O novo equipamento cultural faz parte do Complexo Estação das Artes, assim como Mercado AlimentaCE, Estação das Artes, Centro de Design e Museu Ferroviário. O espaço foi inaugurado com a mostra “Bonito para Chover”, um conjunto de três exposições de longa duração. Somando as obras das três exposições, a grande mostra apresenta um total de 982 obras no espaço, sendo 759 obras do acervo da Pinacoteca do Ceará e 223 de outras coleções.

Inauguração da Pinacoteca do Ceará (Foto: Thiago Gaspar/Divulgação)

A governadora Izolda Cela esteve presente no evento e participou da inauguração do equipamento junto ao secretário da Cultura (Secult), Fabiano Piúba e Rian Fontenele, diretor da Pinacoteca do Ceará. “Esse é um momento muito especial e emocionante. Estar aqui entregando um equipamento tão bonito, tão sonhado. E eu desejo muito que a força desse sonho, que fez realizar esse sonho, permaneça para fazer tudo isso funcionar muito bem”, declarou Izolda Cela.

Inauguração da Pinacoteca do Ceará (Foto: Thiago Gaspar/Divulgação)

O prédio é composto por grandes áreas expositivas para mostras de longa e curta duração. O ineditismo não está só nas dimensões físicas, mas na missão de ser muito além de um local para exposições de arte. É principalmente um museu-ateliê que prioriza a educação para a arte e a formação com vocação para ser referência de conhecimento em artes visuais no país.

“Aqui foi feita uma restauração, justamente para garantir que a história, que está também nas edificações, possa ser preservada. Fazendo disso um lugar mais especial ainda”, destacou a governadora, ao pontuar a importância da memória arquitetônica da cidade.

Estrutura

O equipamento se propõe a ser um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão, promovendo o diálogo entre arte e educação a partir da dinâmica de práticas artísticas para todo o estado. Suas dimensões são comparáveis aos grandes museus brasileiros, como a Pinacoteca de São Paulo (7.462 m2) e o Masp (10.485 m2).

“A Pinacoteca do Ceará é a maior do Brasil a partir de hoje. Essa política cultura deu um salto durante o governo atual, o que nos deu condições de realizar essas ações diretas de tormento as artes e na rede de equipamentos estaduais, e investindo também em editais da cultura”, pontuou Fabiano Piúba, secretário da Secult.

Inauguração da Pinacoteca do Ceará (Foto: Thiago Gaspar/Divulgação)

A Pinacoteca do Ceará atuará como parte da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura Estado do Ceará (Secult Ceará) sob a gestão do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

O prédio está equipado com laboratório de conservação, restauro e higienização; ampla reserva técnica climatizada com padrões térmicos e de controle de umidade adequados para a manutenção do seu acervo, ambiente para pesquisa e catalogação; áreas de manutenção e oficinas, para recebimento e montagem das mostras; ateliês e laboratórios para cursos do programa de formação; auditório, loja, café, áreas de apoio e espaços multiusos.

“Nós somos em plural, e nós somos a soma de todos que antes trabalharam com persistência na cultura cearense para que chegássemos a esse momento. Isso aqui é um sonho de quase 80 anos, que coube a nós, nessa geração, uma coragem, em um momento político. Quando a cultura passa por um momento muito sombrio e severo, junto à pandemia, tivemos nesse momento a coragem, junto as todos que trabalharam aqui”, enfatizou Rian Fontenele.

Exposições

O espaço foi inaugurado com a mostra “Bonito para Chover”, um conjunto de três exposições de longa duração. “Abrimos esse espaço com a mostra “Bonito pra Chover”, uma expressão cearense que todos nós conhecemos e traz uma anunciação de fé renovada, de esperança renovada e de nos mantermos em pé em terra árida”, explicou o diretor da Pinacoteca do Ceará, que homenageou o professor Gilmar de Carvalho, falecido durante a pandemia.

Inauguração da Pinacoteca do Ceará (Foto: Thiago Gaspar/Divulgação)

A mostra é um gesto político da Pinacoteca do Ceará em abrir ao público com exposições de artistas cearenses, dois centenários de pintores reconhecidos nacional e internacionalmente – colocando a instituição em um lugar de valorização do seu patrimônio – e de seus artistas vivos, que colaboram para a construção da cultura deste estado. Somando as obras das três exposições, a grande mostra apresenta um total de 982 obras no espaço, sendo 759 obras do acervo da Pinacoteca do Ceará e 223 de outras coleções.

“Esse lugar bonito, patrimônio cultural cearense, conecta o Ceará com o Brasil. Pois o que fazemos aqui não é regional, o que fazemos aqui é política pública cultural nacional. Somos uma luz acesa no Brasil e para o Brasil”, finalizou Fabiano Piúba.

Serviço

Pinacoteca do Ceará
Endereço: Rua 24 de maio, S/N, Praça da Estação, Centro.
Visitas: quinta-feira a sábado, de12h às 20h | domingo, de 10h às 18h. Entrada Gratuita

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE